28 de abr de 2019


Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone: (51) 3541-6800
Planos de aula - 2019
Semana: (12ª/40) 
28 a 03/04/2019
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SÉTIMO – CONTEÚDOS – TURMAS: 71(  ) – 72(  ) – 73(  )
ESTA SEMANA TEREMOS:
AULAS DA SEMANA:
1.   (  )PRODUZIR UM VERBETE ENCICLOPÉDICO NO LAB DE INFO;
2.   (  )PROVA DE RECUPERAÇÃO
3.  (  )PRODUÇÃO TEXTUAL: DEVOLUÇÃO DO ALMANAQUE DE TEXTOS.
ü Leituras;
ü Interpretações;
ü Ortografia;
ü Acentuação;
ü Pontuação;
ü Conceitos gramaticais;
ü ...
Produção de paródia de poesias.
ANO: OITAVO – CONTEÚDOS – TURMAS: 82(  ) – 83(  )
ESTA SEMANA TEREMOS:
AULAS DA SEMANA:
1.    (  )LABO DE INFO: BIOGRAFIA DE UMA PERSONALIDADE DA LITERATURA BRASILEIRA.
2.    (  )ABERTURA DA UNIDADE 2 – O ESPORTE E SUAS HISTÓRIAS – 78 A 82 – 1 A 8.
Produção textual da semana:
ü Leituras;
ü Interpretações;
ü Ortografia;
ü Acentuação;
ü Pontuação;
ü Conceitos gramaticais;
ü ...
PRODUÇÃO TEXTUAL: DEVOLUÇÃO DO ALMANAQUE DE TEXTOS.
DATAS IMPORTANTES
TURMA
DATA
A.     
TRABALHO SOBRE  O LIVRO:
7º) MANGÁ METARFOSE;
8º) MAGGIE: A GUERRA DO CHOCOLATE.
71 – 72 – 73 – 82 – 83.
25/06/2019



TAREFA: PRODUZIR UM VERBETE 

ENCICLOPÉDICO.

Imagem relacionada

PROCURE UM VERBETE DIFERENTE, RARO, DESCONHECIDO. PODE SER UM ANIMAL (AQUÁTICO, TERRESTRE, ... PODE SER UM INSETO, UM RÉTTIL, UM SER MARINHO DAS PROFUNDEZES DO OCEÂNO, UMA PLANTA, UM ARBUSTO, UM VEGETAL, OU QUALQUER CURIOSIDADE DAS ESTRELAS, DA VIDA NA TERRA, ... ENFIM, QUALQUER VERBETE EXDRÚXOLO.

 BUSQUE INFORMAÇÕES PECULIARES, CURIOSAS, QUE CHAMEM A ATENÇÃO DOS COLEGAS DA TURMA.

NÃO ESQUECER:

ü TÍTULO DO VERBETE;

ü NOME CIENTÍFICO;
ü PEQUENO TEXTO EXPLICATIVO E INFORMATIVO SOBRE O VERBETE;
ü MUITAS IMAGENS;
ü VÍDEOS;
ü PRIMEIRO NOME DOS INTEGRANTES DO GRUPO;
ü DISCIPLINA;
ü DATA DA PESQUISA;
ü PROFESSOR.



VERBETE ENCICLOPÉDICO


LEIA A TAREFA ABAIXO


Plano de aula - Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: A construção composicional

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre verbetes enciclopédicos e sua função
TEMA DA AULA


Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

INTRODUÇÃO


Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
  • Pergunte aos alunos se eles conhecem um verbete de enciclopédia e se sabem qual a finalidade dele.
  • Por meio de uma conversação espontânea com os alunos, destaque para os estudantes que um verbete de dicionário tem como finalidade principal explicar o conceito de uma palavra e que o verbete de enciclopédia traz mais informações além da definição, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Ele pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar os dados. Comente também que, hoje em dia, a versão mais utilizada é a digital.
  • Não ultrapasse dois minutos nessa questão. Ela é apenas um levantamento de informações prévias sobre o gênero.

INTRODUÇÃO


Orientações:
  • Projete os slides acima com os dois textos que o compõem para que os alunos possam diferenciá-los.
  • Caso não seja possível a projeção, imprima os textos clicando aqui e os distribua para cada aluno. Foi escolhido este tema por despertar o interesse dos jovens e também por ser algo que faz parte do cotidiano deles, logo a necessidade de alertá-los quanto aos riscos do uso descontrolado. Caso queira usar outra temática devido ao perfil da turma, pesquise na Internet ou em livros didáticos.
  • Solicite a um aluno que leia, primeiramente o texto 1 e, depois, a outro que leia o texto 2.
  • Em seguida, numa conversa espontânea, peça aos alunos que observem a forma dos dois textos e respondam, oralmente, à seguinte questão: 
    Como é possível afirmar que o texto 1 é uma propaganda sobre selfie e o 2 é um verbete de enciclopédia do termo selfie?
  • Peça a dois alunos que, voluntariamente, de forma oral, respondam à questão. Depois, conduza os alunos a refletirem que o texto 1 possui repetição de imagens e um designer gráfico que valoriza a estética visual. Também tem um título que vende um serviço. Além disso, traz uma frase, abaixo das imagens, que se inicia com um verbo no imperativo e induz o cliente a fazer uma selfie para obter descontos num serviço. Ademais, traz a cor rosa em destaque por se dirigir ao público feminino. Sendo assim, trata-se de uma propaganda.
    Já o texto 2 traz como título a palavra “Selfie”, logo abaixo uma definição e, em seguida, uma explicação que amplia as informações. Ainda destaque que a fotografia que o texto traz é informativa e é acompanhada de legenda. Sobre as cores, destaque que são neutras, pois o objetivo maior é a informação.
  • Esta atividade é importante para que os alunos compreendam que cada gênero tem uma estrutura/características que o diferencia dos demais. Essa concepção se faz necessária para esta aula que tratará justamente da estrutura composicional de um verbete de enciclopédia.
  • Fique atento ao tempo de execução desta atividade. Você terá até 7 minutos para realizá-la.

INTRODUÇÃO


Orientações:
  • Projete os slides acima com os dois textos que o compõem para que os alunos possam diferenciá-los.
  • Caso não seja possível a projeção, imprima os textos clicando aqui e os distribua para cada aluno. Foi escolhido este tema por despertar o interesse dos jovens e também por ser algo que faz parte do cotidiano deles, logo a necessidade de alertá-los quanto aos riscos do uso descontrolado. Caso queira usar outra temática devido ao perfil da turma, pesquise na Internet ou em livros didáticos.
  • Solicite a um aluno que leia, primeiramente o texto 1 e, depois, a outro que leia o texto 2.
  • Em seguida, numa conversa espontânea, peça aos alunos que observem a forma dos dois textos e respondam, oralmente, à seguinte questão: 
    Como é possível afirmar que o texto 1 é uma propaganda sobre selfie e o 2 é um verbete de enciclopédia do termo selfie?
  • Peça a dois alunos que, voluntariamente, de forma oral, respondam à questão. Depois, conduza os alunos a refletirem que o texto 1 possui repetição de imagens e um designer gráfico que valoriza a estética visual. Também tem um título que vende um serviço. Além disso, traz uma frase, abaixo das imagens, que se inicia com um verbo no imperativo e induz o cliente a fazer uma selfie para obter descontos num serviço. Ademais, traz a cor rosa em destaque por se dirigir ao público feminino. Sendo assim, trata-se de uma propaganda.
    Já o texto 2 traz como título a palavra “Selfie”, logo abaixo uma definição e, em seguida, uma explicação que amplia as informações. Ainda destaque que a fotografia que o texto traz é informativa e é acompanhada de legenda. Sobre as cores, destaque que são neutras, pois o objetivo maior é a informação.
  • Esta atividade é importante para que os alunos compreendam que cada gênero tem uma estrutura/características que o diferencia dos demais. Essa concepção se faz necessária para esta aula que tratará justamente da estrutura composicional de um verbete de enciclopédia.
  • Fique atento ao tempo de execução desta atividade. Você terá até 7 minutos para realizá-la.

DESENVOLVIMENTO


Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
  • Os alunos do oitavo ano nasceram na era intitulada “tecnológica”, em que a transmissão de conteúdo se dá de forma mais dinâmica. Um gênero que se aproxima do verbete de enciclopédia na função de transmitir conteúdos e em aspectos estruturais é o vídeo-minuto. Para analisar em que os gêneros se assemelham na estrutura, exiba este vídeo-minuto aqui.
  • Peça aos alunos que reflitam sobre as seguintes questões:
O vídeo-minuto é uma forma mais moderna de transmitir conteúdo e trabalha bastante com imagens e o verbete enciclopédico também traz imagens. Elas têm a mesma função nesses tipos de textos?
O verbete enciclopédico usa a modalidade escrita da língua e já o vídeo-minuto a oral. Logo, o vídeo-minuto usa recursos extralinguísticos como entonação e imagens. Que diferença esses elementos trazem para a transmissão das informação?
  • Conduza os alunos a refletirem que num vídeo-minuto as imagens têm a função de criar um estímulo visual e ilustrar o texto falado de forma dinâmica. Já no verbete enciclopédico, elas são usadas de forma estática para ilustrar um dado ou informação que o texto traz.
  • Por último, saliente que o uso de elementos extralinguísticos aproxima o receptor da mensagem ao conteúdo dela por ser uma forma mais dinâmica de transmitir informações.
  • Fique atento para não ultrapassar 7 minutos nesta atividade.

DESENVOLVIMENTO


Orientações:
  • Projete os seguintes verbetes do termo selfie.
  • Peça a alguns alunos para lerem os textos para a turma.
  • Como não dá para projetar os textos e a tabela ao mesmo tempo, imprima os textos e os distribua para cada aluno, a fim de facilitar a realização da atividade.
Material complementar: Clique aqui para imprimir o verbete da Wikipédia.
Clique aqui para imprimir o verbete do Dicionário popular.

DESENVOLVIMENTO


Orientações:
  • Projete esta tabela na tela e peça ao alunos que respondam aos itens que a compõem no caderno.
  • Caso não seja possível projetar a tabela, imprima-a, clicando aqui, e a distribua para cada aluno.
  • Faça uma correção participativa, pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Faça as intervenções que julgar necessárias de modo que os alunos compreendam a estrutura de um verbete de enciclopédia.
  • Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
  • Fique atento para não ultrapassar 20 minutos na realização das atividades 1 e 2.
  • Feita a correção, peça aos alunos que, oralmente, citem pelo menos uma diferença entre os textos lidos, em relação à estrutura, além das marcadas na tabela.
    Possíveis respostas: O texto 2 traz mais subtítulos que o texto 1, sendo assim mais amplo. E também mais fotografias, sendo estas de personalidades, dando ao texto um aspecto mais informal.
  • Em seguida, solicite que os alunos reflitam sobre as seguintes questões:
    Há mais regularidades do que irregularidades entre os textos. Levando em consideração o gênero a que pertencem, por que isso ocorre?
  • Não ultrapassar 8 minutos na realização das atividades 3 e 4.


Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
  • Peça que alguns alunos socializem a resposta dada na questão 4 do slide anterior.
  • Leve-os a perceberem que os dois textos têm mais regularidades por serem do mesmo gênero: verbete de enciclopédia.
  • Comente que todo o gênero textual possui uma estrutura que o diferencia um dos outros, sendo possível, assim particularizar, por exemplo, uma notícia de uma receita e uma propaganda de um verbete. Ou seja, quando nos deparamos com textos, percebemos certas características que nos sinalizam que pertencem a um gênero ou outro, e ainda procuram realizar certo tipo de interação conosco.
    Porém, há o que se chama de intergenericidade, que misturam formas de outros gêneros, por exemplo: Um convite de casamento em forma de notícia de jornal. Além disso, com a era digital, novos gêneros surgem constantemente, é o caso do vídeo-minuto: um gênero que também pode transmitir informações como o verbete enciclopédico, porém possui recursos de animação e gráficos e linguagem oral. Logo, além da estrutura de composição, é importante também observar a função do texto.

Eclesiastes 1:13

E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.