28 de abr. de 2019

VERBETE ENCICLOPÉDICO


LEIA A TAREFA ABAIXO


Plano de aula - Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: A construção composicional

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre verbetes enciclopédicos e sua função
TEMA DA AULA


Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

INTRODUÇÃO


Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
  • Pergunte aos alunos se eles conhecem um verbete de enciclopédia e se sabem qual a finalidade dele.
  • Por meio de uma conversação espontânea com os alunos, destaque para os estudantes que um verbete de dicionário tem como finalidade principal explicar o conceito de uma palavra e que o verbete de enciclopédia traz mais informações além da definição, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Ele pode conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar os dados. Comente também que, hoje em dia, a versão mais utilizada é a digital.
  • Não ultrapasse dois minutos nessa questão. Ela é apenas um levantamento de informações prévias sobre o gênero.

INTRODUÇÃO


Orientações:
  • Projete os slides acima com os dois textos que o compõem para que os alunos possam diferenciá-los.
  • Caso não seja possível a projeção, imprima os textos clicando aqui e os distribua para cada aluno. Foi escolhido este tema por despertar o interesse dos jovens e também por ser algo que faz parte do cotidiano deles, logo a necessidade de alertá-los quanto aos riscos do uso descontrolado. Caso queira usar outra temática devido ao perfil da turma, pesquise na Internet ou em livros didáticos.
  • Solicite a um aluno que leia, primeiramente o texto 1 e, depois, a outro que leia o texto 2.
  • Em seguida, numa conversa espontânea, peça aos alunos que observem a forma dos dois textos e respondam, oralmente, à seguinte questão: 
    Como é possível afirmar que o texto 1 é uma propaganda sobre selfie e o 2 é um verbete de enciclopédia do termo selfie?
  • Peça a dois alunos que, voluntariamente, de forma oral, respondam à questão. Depois, conduza os alunos a refletirem que o texto 1 possui repetição de imagens e um designer gráfico que valoriza a estética visual. Também tem um título que vende um serviço. Além disso, traz uma frase, abaixo das imagens, que se inicia com um verbo no imperativo e induz o cliente a fazer uma selfie para obter descontos num serviço. Ademais, traz a cor rosa em destaque por se dirigir ao público feminino. Sendo assim, trata-se de uma propaganda.
    Já o texto 2 traz como título a palavra “Selfie”, logo abaixo uma definição e, em seguida, uma explicação que amplia as informações. Ainda destaque que a fotografia que o texto traz é informativa e é acompanhada de legenda. Sobre as cores, destaque que são neutras, pois o objetivo maior é a informação.
  • Esta atividade é importante para que os alunos compreendam que cada gênero tem uma estrutura/características que o diferencia dos demais. Essa concepção se faz necessária para esta aula que tratará justamente da estrutura composicional de um verbete de enciclopédia.
  • Fique atento ao tempo de execução desta atividade. Você terá até 7 minutos para realizá-la.

INTRODUÇÃO


Orientações:
  • Projete os slides acima com os dois textos que o compõem para que os alunos possam diferenciá-los.
  • Caso não seja possível a projeção, imprima os textos clicando aqui e os distribua para cada aluno. Foi escolhido este tema por despertar o interesse dos jovens e também por ser algo que faz parte do cotidiano deles, logo a necessidade de alertá-los quanto aos riscos do uso descontrolado. Caso queira usar outra temática devido ao perfil da turma, pesquise na Internet ou em livros didáticos.
  • Solicite a um aluno que leia, primeiramente o texto 1 e, depois, a outro que leia o texto 2.
  • Em seguida, numa conversa espontânea, peça aos alunos que observem a forma dos dois textos e respondam, oralmente, à seguinte questão: 
    Como é possível afirmar que o texto 1 é uma propaganda sobre selfie e o 2 é um verbete de enciclopédia do termo selfie?
  • Peça a dois alunos que, voluntariamente, de forma oral, respondam à questão. Depois, conduza os alunos a refletirem que o texto 1 possui repetição de imagens e um designer gráfico que valoriza a estética visual. Também tem um título que vende um serviço. Além disso, traz uma frase, abaixo das imagens, que se inicia com um verbo no imperativo e induz o cliente a fazer uma selfie para obter descontos num serviço. Ademais, traz a cor rosa em destaque por se dirigir ao público feminino. Sendo assim, trata-se de uma propaganda.
    Já o texto 2 traz como título a palavra “Selfie”, logo abaixo uma definição e, em seguida, uma explicação que amplia as informações. Ainda destaque que a fotografia que o texto traz é informativa e é acompanhada de legenda. Sobre as cores, destaque que são neutras, pois o objetivo maior é a informação.
  • Esta atividade é importante para que os alunos compreendam que cada gênero tem uma estrutura/características que o diferencia dos demais. Essa concepção se faz necessária para esta aula que tratará justamente da estrutura composicional de um verbete de enciclopédia.
  • Fique atento ao tempo de execução desta atividade. Você terá até 7 minutos para realizá-la.

DESENVOLVIMENTO


Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
  • Os alunos do oitavo ano nasceram na era intitulada “tecnológica”, em que a transmissão de conteúdo se dá de forma mais dinâmica. Um gênero que se aproxima do verbete de enciclopédia na função de transmitir conteúdos e em aspectos estruturais é o vídeo-minuto. Para analisar em que os gêneros se assemelham na estrutura, exiba este vídeo-minuto aqui.
  • Peça aos alunos que reflitam sobre as seguintes questões:
O vídeo-minuto é uma forma mais moderna de transmitir conteúdo e trabalha bastante com imagens e o verbete enciclopédico também traz imagens. Elas têm a mesma função nesses tipos de textos?
O verbete enciclopédico usa a modalidade escrita da língua e já o vídeo-minuto a oral. Logo, o vídeo-minuto usa recursos extralinguísticos como entonação e imagens. Que diferença esses elementos trazem para a transmissão das informação?
  • Conduza os alunos a refletirem que num vídeo-minuto as imagens têm a função de criar um estímulo visual e ilustrar o texto falado de forma dinâmica. Já no verbete enciclopédico, elas são usadas de forma estática para ilustrar um dado ou informação que o texto traz.
  • Por último, saliente que o uso de elementos extralinguísticos aproxima o receptor da mensagem ao conteúdo dela por ser uma forma mais dinâmica de transmitir informações.
  • Fique atento para não ultrapassar 7 minutos nesta atividade.

DESENVOLVIMENTO


Orientações:
  • Projete os seguintes verbetes do termo selfie.
  • Peça a alguns alunos para lerem os textos para a turma.
  • Como não dá para projetar os textos e a tabela ao mesmo tempo, imprima os textos e os distribua para cada aluno, a fim de facilitar a realização da atividade.
Material complementar: Clique aqui para imprimir o verbete da Wikipédia.
Clique aqui para imprimir o verbete do Dicionário popular.

DESENVOLVIMENTO


Orientações:
  • Projete esta tabela na tela e peça ao alunos que respondam aos itens que a compõem no caderno.
  • Caso não seja possível projetar a tabela, imprima-a, clicando aqui, e a distribua para cada aluno.
  • Faça uma correção participativa, pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Faça as intervenções que julgar necessárias de modo que os alunos compreendam a estrutura de um verbete de enciclopédia.
  • Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.
  • Fique atento para não ultrapassar 20 minutos na realização das atividades 1 e 2.
  • Feita a correção, peça aos alunos que, oralmente, citem pelo menos uma diferença entre os textos lidos, em relação à estrutura, além das marcadas na tabela.
    Possíveis respostas: O texto 2 traz mais subtítulos que o texto 1, sendo assim mais amplo. E também mais fotografias, sendo estas de personalidades, dando ao texto um aspecto mais informal.
  • Em seguida, solicite que os alunos reflitam sobre as seguintes questões:
    Há mais regularidades do que irregularidades entre os textos. Levando em consideração o gênero a que pertencem, por que isso ocorre?
  • Não ultrapassar 8 minutos na realização das atividades 3 e 4.


Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
  • Peça que alguns alunos socializem a resposta dada na questão 4 do slide anterior.
  • Leve-os a perceberem que os dois textos têm mais regularidades por serem do mesmo gênero: verbete de enciclopédia.
  • Comente que todo o gênero textual possui uma estrutura que o diferencia um dos outros, sendo possível, assim particularizar, por exemplo, uma notícia de uma receita e uma propaganda de um verbete. Ou seja, quando nos deparamos com textos, percebemos certas características que nos sinalizam que pertencem a um gênero ou outro, e ainda procuram realizar certo tipo de interação conosco.
    Porém, há o que se chama de intergenericidade, que misturam formas de outros gêneros, por exemplo: Um convite de casamento em forma de notícia de jornal. Além disso, com a era digital, novos gêneros surgem constantemente, é o caso do vídeo-minuto: um gênero que também pode transmitir informações como o verbete enciclopédico, porém possui recursos de animação e gráficos e linguagem oral. Logo, além da estrutura de composição, é importante também observar a função do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU RECADO!

Eclesiastes 1:13

E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.