28 de jul de 2018

Abertura da unidade - turma 62

Como um novo bebê mexe com a família real? Linha de sucessão, títulos e mais



familia real quarteto 0917 400x800
CHRIS JACKSON/GETTY IMAGES

O terceiro filho do casal Kate Middleton e Príncipe William mexe com a ordem da linha de sucessão ao trono. Mais do que isso: um novo bebê da família real britânica é sempre sinônimo de cerimônias e tradições, o título de príncipe ou princesa dado ainda no berço e muita expectativa para o nascimento.
Uma das principais mudanças com o novo filho de Kate e do Príncipe William é que ele "empurra" o Príncipe Harry para o sexto lugar na linha de sucessão (veja abaixo a sequência completa).


Como é um menino, o bebê abre ainda um precedente histórico: em 2013, foi encerrado o sistema em que se dava preferência aos príncipes sobre a irmã mais velha. Isso significa que a pequena Charlotte permanecerá em quarto lugar na sucessão do trono.

Bebê na família real: o que muda


familia real william kate 0917 400x800
CHRIS JACKSON/GETTY IMAGES

Linha de sucessão ao trono

O bebê será o quinto na linha do trono atrás do príncipe Charles, do príncipe William, do príncipe George e da princesa Charlotte.
A princesa Charlotte se mantém na sucessão por causa do documento Sucessão ao Ato da Coroa, que acaba com a preferência do príncipe em relação a sua irmã mais velha. Anteriormente, mulheres só podiam herdar a coroa se não houvessem filhos vivos.
Além disso, o "tio Harry", irmão mais novo do príncipe William, antes quinto, passa a ser o sexto na linha de sucessão ao trono.



kate william principes 0817 400x882
DARREN STAPLES/GETTY IMAGES

Títulos da realeza

Por fazer parte da família real e ser descendente da Rainha, o bebê nascerá sendo príncipe ou princesa assim que vier ao mundo.
Títulos nobiliárquicos (que tem caráter de nobreza) – sendo duque, marquês, conde, visconde e barão, na ordem de importância – só são entregues aos membros da realeza no dia de seu casamento. Por isso, curiosamente, o bebê permanecerá sendo um plebeu até lá.

familia real britanica 0917 400x888
BEN A. PRUCHNIE/GETTY IMAGES

Quando o príncipe William de Gales, por exemplo, subiu ao altar com Kate Middleton, ele recebeu da Rainha Elizabeth II os títulos de Duque de Cambridge, Conde de Strathearn e Barão de Carrickfergus. Na monarquia, eles ainda representam prestígio social.
Os títulos dados aos homens pouco antes do casamento são uma tradição do trono britânico.
Há outros títulos não vinculados ao casamento; o segundo filho do monarca que estiver como rei na ocasião ganha o título de Duque de York, estendido à mulher, por exemplo.

Nascimento de um bebê real


kate middleton mae 05.17 charlotte 400x800 4
CHRIS JACKSON / EQUIPA​ / GETTY IMAGES

O momento do nascimento de um bebê real é, de fato, um evento para os britânicos. A imprensa internacional se reúne em frente ao hospital para registrar a movimentação e, durante os dias anteriores e posteriores, todos os holofotes estão voltados para o parto.
É comum que os monarcas posem para fotos oficiais – que também são liberadas em datas comemorativas da criança, como aniversário, viagens com a família, chegada à nova escola, entre outros acontecimentos.
Além disso, são promovidas ações comemorativas com cerimônias (como disparo de canhões) e para o povo: no nascimento de Charlotte, por exemplo, a família real confeccionou moedas de prata para alguns dos bebês que nasceram no mesmo dia.

Eclesiastes 1:13

E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.