21 de ago de 2016

GALERA DA TURMA 83 - O uso do Ponto e Vírgula e dos Dois Pontos

TURMA 83 - DEBRET

Debret - Uma Aquarela do Brasil - ESPECIAL À TURMA 83

Escola: IACS Semana:(23.ª) 22 a 26/08/2016 Professor: Elemar Gomes

IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(23.ª)
22 a 26/08/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
*    (  )trab. Em grupos – Acentuação: colagem de palavras;
*    (  )Uso do trema – Conceitos e exercícios;
*    (  )Prova A – 26/08;
*    (  )Aula de reforço: 25/8 – às 14h40min;
*    (  )Corrigir: Verbos - MODOS – conceitos – p 100 a 113 – 1 a 26- Maior tema do mundo – Parte final;

(X )PPT
(  )XEROX
( )T. DE CASA
(  )VÍDEO(S)
( )MÚSICA
(X)PROVA
( X)TRABALHO
( )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

  Ø   ( )Sujeito e predicado – Cartaz- Colagens de revistas – Exemplos;
 Ø    (  )Estudo da obra: * Os excluídos; *Caipira picando fumo; *Cozinha caipira; *Cena família.
 Ø    (  )Exercícios - SUJEITO E PREDICADO – Conceitos e  exercícios. P. 118 a 132.
 Ø   (  )Prova A
 Ø   (  )Aula de reforço - Turmas: 71 e 72: 25/08 às 15h30min e Turma: 73: 25/08 às 8h45min.
 Ø   ( )
(x )PPT
(  )XEROX
( )T. DE CASA
(  )VÍDEO(S)
(  )MÚSICA
(X )PROVA
( X)TRABALHO
(  )LEITURA
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
ESSA SEMANA TEM:
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
ü (  )Uso de dois pontos: Conceitos e exercícios – p.159;
ü (  )Estudo de obras de arte – p. 160 a 162 – o Brasil de Debret;
ü (  )Prova A;
ü Aula de reforço – 26/08 – 09h50min -

(  )PPT
( )XEROX
( )T. DE CASA
(X)VÍDEO(S)
( )MÚSICA
(X)PROVA
( )TRABALHO
( )LEITURA
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.




AULAS DE REFORÇO - Iº Bimestre -

Aulas de reforço
Turma
Data
Horário
Sala
61
25/08/2016
14h40min
7 – Literatura – Prédio central
71
25/08/2016
15h30min
7 – Literatura – Prédio central
72
25/08/2016
15h30min
7 – Literatura – Prédio central
73
25/08/2016
08h45min
16 – Prédio ens. Fundamental
83
26/08/2016
09h50min
16 – Prédio Ens. Fundamental

A despedida do trema - Especial à turma 61 - IACS -

AULA DA TURMA 61 -





DESPEDIDA DO TREMA
Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema. Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüentas anos.
Mas os tempos mudaram. Inventaram uma tal de reforma ortográfica e eu
simplesmente tô fora. Fui expulso pra sempre do dicionário. Seus ingratos! Isso é uma delinqüência de lingüistas grandiloqüentes!...
O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio... A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. Os dois pontos disse que eu sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé.
Até o cedilha foi a favor da minha expulsão, aquele C cagão que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra. E também tem aquele obeso do O e o anoréxico do I. Desesperado, tentei chamar o ponto final pra trabalharmos juntos, fazendo um bico de reticências, mas ele negou, sempre encerrando logo todas as discussões. Será que se
deixar um topete moicano posso me passar por aspas?... A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros, é o K e o W, "Kkk" pra cá, "www" pra lá.
Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter, que aliás, deveria se chamar TÜITER. Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências!
Chega de piadinhas dizendo que estou "tremendo" de medo. Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o alemão, lá eles adoram os tremas. E um dia vocês sentirão saudades. E não vão agüentar!...
Nós nos veremos nos livros antigos. Saio da língua para entrar na história.

Adeus,

Trema.

PROFESSOR: ELEMAR GOMES – LÍNGUA PORTUGUESA

Eclesiastes 1:13

E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.