17 de abr de 2016

SÓ PARA PENSAR



Poema: Diversidade

Um é feioso,
Outro é bonito
Um é certinho
Outro esquisito

Um é magrelo
Outro é  gordinho
Um é castanho
Outro é ruivinho

Um é tranqüilo
Outro é nervoso
Um é birrento
Outro dengoso

Um é ligeiro
Outro é mais lento
Um é branquelo
Outro sardento

Um é preguiçoso
Outro animado
Um é falante
Outro é calado
Um é molenga
Outro forçudo
Um é gaiato
Outro é sisudo

Um é moroso
Outro esperto
Um é fechado
Outro é aberto
Um carrancudo
Outro tristonho
Um divertido
Outro enfadonho
Um é enfezado
Outro é pacato
Um é briguento
Outro é cordato

De pele clara
De pele escura
Um, fala branda
O outro, dura

Olho redondo
Olho puxado
Nariz pontudo
Ou arrebitado
Cabelo crespo
Cabelo liso
Dente de leite
Dente de siso
Um é menino
Outro é menina
(Pode ser grande ou pequenina)
Um é bem jovem
Outro, de idade
Nada é defeito
Nem qualidade
Tudo é humano,
Bem diferente
Assim, assado,  todos são gente

Cada um na sua
E não faz mal
Di-ver-si-da-de
É que é legal !
Vamos e  venhamos
Isto é um fato:
Tudo igualzinho
Ai ,como é chato!

Tatiana Belinky

Escola: IACS Semana:(10.ª) 18 a 20/04/2016 Professor: Elemar Gomes

ORTOGRAFIAIACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(10.ª)
18 a 20/04/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )LEITURA DO CONTO: “TURMA 53”
  Ø   (  )ENCONTRO COM A AUTORA – PATE PAPO
  Ø   (  )ESTUDO SOBRE PRONOMES
  Ø   (  )Corrigir - SUBSTANTIVO – CONCEITOS, EXEMPLOS E EXERCÍCIOS ;
  Ø   Prova de recuperação: 26/04/2016.
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS

 Ø   (  )Prova de recuperação: 26/04/2016;
 Ø   (  )Morfologia: conceitos, exemplos e exercícios;
6
PERÍODOS
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
 Ø   (  )CORRIGIR - Uso da língua – p.55 e 56: 1 a 3;
 Ø   (  )Tema de casa: p. 57 a 59: 1 a 4.
 Ø   (  )Conjuções – p.60 a 63: 1 a 3.
6
Períodos
Objetivo Geral
Desenvolver a competência linguística do educando - ouvir, falar, ler e escrever -  habilitando-o à utilização da língua materna com precisão e fluência, seja através da escrita ou oralmente, em situações subjetivas e/ou objetivas, sob o prisma da referência do valor social  e simbólico da atividade linguística e dos inúmeros discursos, envolvendo, ainda, a interação entre o sujeito e Deus, o sujeito com ele mesmo e o sujeito com o outro.


TURMAS: 71 - 72 - 73 - Português - Estrutura das Palavras - Análise Morfológica

TURMA 61 - SUJEITO SIMPLES - RBS TV

ESPECIAL: TURMA 61


Foto do perfil de Luciane Raupp

Professora doutora Luciane Maria Wagner Raupp
Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), especialização em Linguistica do Texto (1995), mestrado em Ciências da Comunicação/ Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999) e doutorado em Letras / Teoria da Literatura pela PUCRS (2013). Atualmente, é professora das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) e do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), nos cursos de Letras . Coordena a subárea de Letras do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na Faccat.Tem experiência na área de Letras, Comunicação Social e Direito, com ênfase em Produção Textual, Metodologia do Ensino e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil, teoria literária, leitura e produção de textos acadêmicos. leitura e produção de textos ficcionais, produções midiáticas e propostas pedagógicas.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2016

Vamos ler um texto da autora, para conhecê-la um pouco mais?
 Texto: TURMA 53 - Luciane Maria Wagner Raupp
Nós tínhamos 11 anos, todos os sonhos do mundo e três gols atravessados na garganta. Todos eles de um certo Paolo Rossi, o carrasco italiano que baleou a mais genial seleção brasileira de todos os tempos.
Apesar dos tiros no peito, o outro dia era de aula. E de lamentar-se na troca dos períodos:
— Como que isso foi acontecer? — perguntava-se a Fabiane.
— A culpa foi daquela zaga podre, daquele Valdir Peres que só fez besteira! — berrou o João lá do fundo da sala.
— Claro que a culpa é do técnico, meu vô que disse — argumentou a Graceline.
E a Dona Vera, professora de Português, que adentrava a sala, entrou na discussão, pensando encerrá-la:
— A culpa é que a seleção é de homens. No Brasil, eles não fazem nada que preste. Só falta a nós, mulheres, termos que vestir a camiseta amarela também. E tenho dito. Agora, silêncio, turma 53, que futebol não dá futuro para ninguém.
Quando Dona Vera se virou para apagar o quadro, as meninas fizeram bananas e outros gestos menos cordiais para os meninos. A troca fuzilante de olhares disse que o caso não acabava ali.
E não ficou por isso mesmo. No recreio, o Paulo, o Pedro e o João foram até o grupinho das gurias, coisa que era terminantemente proibida. O João encarou a Tati, a líder das meninas, jogando sua franja argentina para o lado:
— Se as mulheres da 53 são tão, tão assim, nós desafiamos vocês para uma partidinha de futebol.
— E damos até um mês de lambuja para vocês treinarem — disse, irônico, o Pedro.
A Tati não baixou o queixo:
— Pois está marcado. Daqui a um mês. Preparem-se para morrer.
Quando o trio masculino virou as costas, as gurias soltaram a polvorosa: como que a Tati não desconversou? Que fiasco seria aquele, Santo Deus! Todo mundo sabia que os guris da 53 eram os melhores jogadores da escola. A Tati, numa calma fingida, já tinha um plano, que a seguissem.
Foram todas para à porta da sala dos professores. Pediu para falar com a Dona Vera e com a Dona Zuleika, a professora de Educação Física. Explicou toda a situação. Dona Vera, então, comprou a briga e convenceu Dona Zuleika a treinar, secretamente, depois das aulas as meninas.
Foi um mês de treinos intensos. Claro que os guris ficaram sabendo. Acharam tão engraçado que até resolveram suspender as peladas até o grande dia, que, enfim, chegou.
O duelo seria na aula de Educação Física. Trinta minutos, quinze para cada lado. As turmas 52 e 54 foram liberadas para assistir ao duelo. O avô da Roberta, a experiente goleira – de handebol, diga-se -, e o pai da Lu, a zagueira, juntaram-se à Dona Zuleika. Eram a comissão técnica. “Mais vale não levar do que fazer”, lembraram os integrantes da comissão às jogadoras.
E foi o que elas fizeram.
Ninguém passava pela Lu, que tomava cuidado para que ninguém cavasse um pênalti. A Tati e a Fabi mostravam toda a agilidade nas roubadas e nas retomadas. A genialidade do Paulo, no entanto, custava a aparecer, soterrada sob grossas camadas de salgadinhos, refri e bolachas que consumiu no tempo-de-não-treino. A câimbra nas pernas do João doía menos que sua consciência pesada por ter subestimado as gurias e por todas as porcarias que comeu naquele fatídico mês.
Acabados os 15 minutos, nada de gol. A 52 e a 54 vaiaram a pelada braba.
Nos 14 minutos do segundo tempo, em uma distração fatal do João, a Fabi roubou a bola no contra-ataque, tabelou com o zagueiro e.... gooooooooool!

Abraços, risadas, cumprimentos gerais. Os guris cumprimentaram, orgulhosos, as suas colegas. Foi hora das gurias da 53 mostrarem seu valor.

TURMA 61 - Pronome - Aula 7: Pronomes relativos

TURMA 61 - Pronome - Aula 6: Pronomes indefinidos e pronomes interrogativos

TURMA 61 - Pronome - Aula 5: Pronomes demonstrativos

TURMA 61 - Pronome - Aula 3: Pronomes de tratamento

TURMA 61 - Pronome - Aula 2 - Parte 2: Pronomes pessoais

TURMA 61 - Pronome - Aula 1: O que é pronome

TURMA 61 - SUJEITO SIMPLES - PRONOMES PESSOAIS

Eclesiastes 1:13

E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.