6 de mar de 2016

Escola: IACS Semana:(4.ª) 07/02 a 11/03/2016 Professor: Elemar Gomes

ORTOGRAFIAIACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2016
Escola:
IACS
Semana:(4.ª)
07/02 a 11/03/2016
Professor:
Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
 Ø   (  )Preparo para a leitura – P.23;
 Ø   (  ) LEITURA: “CAMPO BELO” – P.24/25/26 – RESP.1-9.
 Ø   (  )CLASSES DE PALAVRAS – P.28 ATÉ 35 – QUESTÕES: 1 ATÉ 8.
 Ø   PROVA A DIA: 15/03/2016
 Ø   TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
6
PERÍODOS
OBJETIVOS:
Promever um reencontro dinâmico, alegre e extrovertido. Buscar uma socialização e convidar aos alunos para um ano de sucesso. Introdução aos estudos, promovendo uma recapitulação dos conteúdos estudados no ano anterior.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71,72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )Produção textual: Mudança de Narrador – pág.19;
  Ø   (  )Pronomes – Adjetivos e substantivos – pág. 20;
  Ø   (  )tema de casa: Leitura e estudo de interpretação – pág. 21, 22, 23 e 24;
  Ø   (  )produção textual: página de um diário – pág. 2;
  Ø   (  )Uso da língua – pág. 26;
  Ø   (  )Emprego dos pronomes - Pág. 27, 28, 29, 30 e 31: conceitos em ppt, mais exemplos e exercícios.
  Ø   PROVA A DIA: 15/03/2016
 Ø   TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016

6
PERÍODOS
OBJETIVOS:
Promever um reencontro dinâmico, alegre e extrovertido. Buscar uma socialização e convidar aos alunos para um ano de sucesso. Introdução aos estudos, promovendo uma recapitulação dos conteúdos estudados no ano anterior.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )Corrigir: LEITURA CRÍTICA: P.: 16 ATÉ 20. 1- 7;
  Ø   (  )Revisão morfossintática – pág. 21 até 24. Questões: 1 até 11.
  Ø   (  )Leitura; “Como ler um mapa 1 e 2”. Exercícios: 1 até 5 das pág. 28 e 29;
  Ø   (  )Produção textual - de um Mapa turístico do Iacs. Pág. 30 – Laboratório de informática.
  Ø   PROVA A DIA: 15/03/2016
 Ø   TRAB. LIVRO DIA: 06/04/2016
6
Períodos
OBJETIVOS:
Promever um reencontro dinâmico, alegre e extrovertido. Buscar uma socialização e convidar aos alunos para um ano de sucesso. Introdução aos estudos, promovendo uma recapitulação dos conteúdos estudados no ano anterior.


TURMA 71; 72 e 73 - PRONOMES

AULA DE PORTUGUÊS – PROFESSOR: ELEMAR GOMES

PRONOMES

Objetivos

Ajudá-lo a estar preparado para vestibulares ou concursos, já que a língua portuguesa é matéria indispensável nessas provas. E o candidato ou estudante deverá ser perito no uso dos pronomes.

Pré-requisitos

Vontade de aprender. Lembre-se que esse é somente um complemento às suas pesquisas. Contribua para o seu aprendizado buscando exemplos diversos em outros livros.

Pronome

É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo.

Os pronomes podem ser:

» substantivos: são aqueles que tomam o lugar do substantivo.

Ela era a mais animada da festa.

» adjetivos: são aqueles que acompanham o adjetivo.

Minha bicicleta quebrou

Classificação dos pronomes

O pronome pode ser de seis espécies:

» Pronome pessoal

» Pronome possessivo

» Pronome demonstrativo

» Pronome relativo

» Pronome indefinido

» Pronome interrogativo

Pronome pessoal

O pronome pessoal é aquele que indica as pessoas do discurso. Dividem-se em retos e oblíquos.

Os pronomes pessoais retos são:


Os pronomes pessoais oblíquos podem ser átonos ou tônicos.

São pronomes oblíquos átonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes.

São pronomes oblíquos tônicos: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas.

Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são usados com preposição e os átonos, com formas verbais:

A mãe ansiosa esperava por mim.

A mãe esperava-o ansiosa.

Emprego dos pronomes pessoais

» Os pronomes pessoais retos funcionam como sujeitos de frases:

Eu vou à loja, talvez ele esteja lá.”

» Os pronomes pessoais retos nunca aparecem depois de uma preposição. Torna-se obrigatório o uso dos pronomes oblíquos:

Entre mim e ti há uma distância enorme.

» Os pronomes oblíquos átonos o, a, os, as exercem a função de objeto direto:

A enfermeira examinou-o.

» Os pronomes oblíquos átonos lhe, lhes exercem a função de objeto indireto.

O garçom oferece-lhe bebida.

» Antes de verbo no infinitivo só usamos eu e tu, jamais mim e ti.

Fizeram de tudo para eu me emocionar.

Fizeram de tudo para tu comprares a casa.

Pronomes pessoais de tratamento

Os pronomes de tratamento são aqueles que indicam um trato cortês ou informal, sempre concordam com o verbo na terceira pessoa.

Quando falamos diretamente com a pessoa, usamos o pronome de tratamento na formaVossa.

Vossa Alteza precisa descansar.

Quando falamos sobre a pessoa, usamos o pronome de tratamento na forma Sua.

Sua Alteza retornará em breve.



Pronome possessivo

São aqueles que indicam a posse de algo, estabelecendo uma relação entre o possuidor e a coisa possuída.

Minha casa está sendo reformada.


Emprego dos pronomes possessivos

Veja o exemplo:

“Meu carro estragou.”

Temos uma narração em primeira pessoa, em que o eu (personagem narrador) é o possuidor, o amigo (terceira pessoa, de quem se fala) é a coisa possuída.

» Há momentos em que os pronomes possessivos não exprimem a idéia de posse, mas indica respeito, aproximação, intimidade.

Meu senhor permita-me ajuda-lo.

Estamos orgulhosos por seus cinqüenta anos.

Escutávamos emocionados nosso Caetano Veloso.

» Antes de nomes que indicam partes do corpo, peças de vestuário e faculdades de espírito, não usamos o pronome possessivo.

Quebrei o braço. ( e não – Quebrei o meu braço.)

Pedro sujou a calça. ( e não – Pedro sujou a calça dele.)

Perdi os sentidos. ( e não – Perdi os meus sentidos.)

Pronomes demonstrativos

 
O pronome demonstrativo é aquele que indica a posição de um ser em relação às pessoas do discurso, situando-o no tempo ou no espaço.

São os seguintes:


Os demonstrativos combinam-se com as preposições de ou em, dando as formas deste,desse, disso, naquele, naquela, naquilo.

Emprego dos pronomes demonstrativos

» Usamos os demonstrativos esse, essa, isso em referência a coisa ou seres que estejam perto da segunda pessoa (o ouvinte).

Esse caderno que está na sua mesa é meu.

» Também empregamos esse, essa, isso para mencionar algo já dito no discurso.

Todos achavam que ele não havia se arrependido. Achavam isso porque ele não agia como tal.

» Usamos este, esta, isto em referência a coisas ou seres que se encontram perto da primeira pessoa (o falante).

Sempre que vejo esta carta lembro-me de você.

» Também empregamos este, esta, isto no discurso para mencionar coisas que ainda não foram ditas.

Só posso dizer isto: odeio você.

» Aquele, aquela, aquilo são usados quando as coisas ou seres estão longe do falante e do ouvinte.

Aquela obra não apresenta boa segurança.

Pronomes relativos

Pronomes relativos são aqueles que se referem a um termo anterior.

Veja o exemplo:

O perdão de todos, o qual agradeço, é importante pra mim.

Os pronomes relativos são variáveis ou invariáveis:


Pronomes indefinidos

Pronome indefinido é aquele que se refere à terceira pessoa do discurso de modo impreciso, indeterminado, genérico:

Alguém bateu à porta.

Todos cumpriram suas tarefas.

Os pronomes indefinidos podem ser variáveis e invariáveis.


Algumas frases com pronomes indefinidos:

Todas as pessoas assistiram o filme.

Durante meia hora não vi pessoa alguma te procurar.

Escolheu qualquer roupa.

Um gosta de filme, outro de livros.






 vários pais o procurando.

Em muitas situações temos não um pronome indefinido, mas um grupo de palavras com o valor de um pronome indefinido. São as locuções pronominais indefinidas:

Quem quer que, cada qual, todo aquele, seja quem for, qualquer um, tal e qual, etc.

Pronomes interrogativos

São aqueles usados na formulação de perguntas diretas ou indiretas, referindo-se à 3° pessoa do discurso.

Qual é seu nome?

Os principais pronomes interrogativos são:

» invariáveis: quem, que

» variáveis: qual, quais, quanto, quantos, quanta, quantas.

Pergunta direta:

A mãe perguntou: ― quem fez isso?

Pergunta indireta:

A mãe perguntou quem havia feito aquilo.

Nos dois casos o pronome interrogativo quem desempenha o mesmo papel.



ACESSE O CONTEÚDO NO BLOG: WWWAULASDAMINHAVIDA.COM.BR



71/72/73Robinson Crusoe (1997) Pierce Brosnan Kill Count REDUX HD

ROBINSON CRUSOE Trailer German Deutsch (2016)

IACS - EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS SOBRE OS TIPOS DE PRONOMES – 7.º ANO –

IACS - EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS SOBRE OS TIPOS DE PRONOMES – 7.º ANO – PROFESSOR: ELEMAR GOMES
        1.            Identifique os substantivos determinados pelos pronomes destacados no trecho seguinte.
As lulas-gigantes


Em 2006, um ano depois de ter sido fotografada pela primeira vez em seu hábitat natural, um pesquisador japonês conseguiu captar imagens de uma lula-gigante a cerca de 960 km de Tóquio.
Até então, tudo o que se sabia sobre esse animal veio de estudos realizados com indivíduos já mortos, capturados em alto-mar ou encontrados em praias.
A lula-gigante é mais ágil do que se pensava. Aparentemente, ela usa seus tentáculos para envolver as presas e estrangulá-las, de maneira semelhante ao que fazem as jiboias com suas vítimas.
TIRABOSCHI, Juliana. Acesso em: 06 março de 2016 (texto adaptado).
_______________________________________________________________________________________________
        2.            Complete: Os pronomes adjetivos concordam em gênero e número com os substantivos que determinam.
_______________________________________________________________________________________________
        3.            Identifique o pronome na frase a seguir e classifique-o: Minha família é projeto de Deus.
_______________________________________________________________________________________________
        4.            Classifique as palavras grifadas em pronome substantivo e pronome adjetivo:
a) Nós comeremos carne assada no almoço.
__________________________________________________________
b) Ninguém sabe o que perguntar.
__________________________________________________________
c) Essa blusa está muita bonita em você.
__________________________________________________________
d) Alguém entrou no escritório.
__________________________________________________________
e) Meu cachorro é manso.

__________________________________________________________

Eclesiastes 1:13

E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.