12 de jun de 2016

ESPECIAL PARA AS TURMAS 61- 71- 72- 73 E 83

Estudante tem meta de ler 500 livros até o fim do ano

Carolina Vellei | 21/05/2015
Você já parou para pensar em quantos livros consegue ler por ano? Nunca? A estudante Kira Rocha, de 13 anos, já. Apaixonada por leitura, há cinco anos ela vem se propondo um desafio particular: ler em um ano 100 livros a mais do que no ano anterior. Isso vem dando certo. Em 2014, conseguiu atingir a meta de 400 obras e, em 2015, segue firme no objetivo de chegar a 500 histórias. Já leu 212 até agora.

Foto: Luciana Ferreira/Instituto Padre Machado
Foto: Luciana Ferreira/Instituto Padre Machado
Na escola em que estuda, em Belo Horizonte, Kira costuma pegar uma média de seis livros por semana. E o amor pelos livros começou bem cedo, quando ela ainda nem sabia ler. A mãe, que também é viciada em literatura, tinha o hábito de ler histórias com frequência para ela. Para Kira, ela é sua maior incentivadora. “Minha mãe sempre diz que a leitura melhora a escrita e aguça a imaginação”, explica.
Tanto é que Kira também já criou seu próprio personagem. Inspirada no seu escritor favorito, o autor Rick Riordan (da saga Percy Jackson), a jovem escreve histórias de aventura, mas, como é muito tímida, só mostra para a mãe por enquanto. Já são mais de mil e duzentas páginas no manuscrito. “Para mim, é tudo diversão, um passatempo”, justifica a estudante.
Como já estamos praticamente no fim maio, seria injusto propormos a leitura de 500 livros. Pegando a média mensal do desafio de Kira, chegamos ao número de, aproximadamente, 41 livros (ou quase 10 por semana). Você seria capaz de ler essa quantidade de obras para completar, até o fim de dezembro, 287 livros? Vale todo tipo de livro, até os mais fininhos! 😀

Menina quer ler 500 livros em um ano

menina quer ler 500 livros em um ano
Quantos livros você consegue ler em um ano? Para Kira Rocha Pereira Gonçalves, o desafio é grande e a menina quer ler 500 livros em um ano! Alguém duvida? Então conheça a história dessa jovem.
Kira não se intimida diante da meta que ela mesma estabeleceu e acaba de chegar ao 136º dia do ano com mais de 210 títulos lidos. E para piorar, todos têm mais de 100 páginas.  Em janeiro, durante as férias, a garota leu nada menos que 110 livros. O ritmo só caiu por causa dos estudos, já que as aulas começaram e o tempo de leitura diminuiu.
Na biblioteca do colégio onde estuda, o Instituto Padre Machado, Kira encontra um verdadeiro refúgio para suas leituras e costuma passar os intervalos “devorando” as obras.
menina

Família incentiva a leitura

Ana Maria Rocha, mãe de Kira, sempre incentivou o hábito de leitura da filha e aplaude a iniciativa da menina em ler 500 livros. “Foi graças a esse hábito que adquiri habilidades como criatividade, boa escrita e amplo vocabulário”, enumera a menina-prodígio, sem falsa modéstia.

Eclesiastes 1:13

E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.