10 de mai de 2016

MEDITAÇÃO

Morro acima
11 de maio
Que escureçam as estrelas da sua manhã; que ela espere a luz, e a luz não venha; e que a sua madrugada não chegue, pois ela deixou que minha mãe me desse à luz e não me poupou de todo este sofrimento! Jó 3:9, 10
Não é segredo para ninguém: é muito mais fácil correr em descidas do que nas subidas. A lei da gravidade ajuda a levar o corpo, e o esforço empregado é menor. Há até aquele ditado popular que diz: "Para baixo, todo santo ajuda."
Por isso, não foi nada fácil para meu esposo descobrir, em uma prova de rua, que depois de quase dez quilômetros correndo, os últimos 700 metros seriam morro acima. Foi como um balde de água fria. No fim das forças, uma subida.
Você já se deparou com uma subida no final da corrida? Talvez correr não seja o seu forte e você prefira outra atividade física. Mas na esfera espiritual, como você já sabe, todos estamos em uma corrida. E ela também tem todo tipo de terreno: plano e acidentado, morro abaixo e ladeira acima, com e sem obstáculos.
A subida no fim do percurso corresponde àquele momento em que você acha que não será mais possível prosseguir. Quando você pensa que já venceu uma provação, encontra outra ainda mais desafiadora no caminho. É aque­la circunstância em que diz consigo mesmo: "Não acredito!" Você coloca a cabeça entre as mãos e não sabe se chora ou se ri de desespero. São verdadeiras pancadas que ganhamos na vida. Ninguém está imune a elas.
O que fazer? Como tirar forças se já estamos esgotados? Como ter condições de enfrentar mais uma vez os problemas dentro de casa? A rejeição dos "amigos" da escola? Os defeitos que você já achava ter vencido, mas que voltam a assombrar?
Para a mais profunda desesperança, o único antídoto é a Fonte de toda esperança. Quando não temos mais condições de prosseguir, Jesus nos puxa e nos carrega no colo se for preciso. Não se renda à angústia. Lembre-se de que é na sua fraqueza que a glória de Deus brilha com maior intensidade e se manifesta de maneira mais sobrenatural. Quando você sabe que não consegue mais e uma saída se apresenta, você tem a oportunidade de reconhecer e testemunhar do poder infinito daquele que o fez transpor as íngremes subidas e chegar a um lugar de descanso.

Eclesiastes 1:13

E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.