20 de mar de 2016

Turma 83 - Forma verbal - Imperativo -


O imperativo  nas propagandas
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
Possibilitar aos alunos identificarem os verbos de comando no imperativo no gênero propaganda e saberem a função que esse verbo desempenha na frase, qual seja, induzir o interlocutor a realizar a ação expressa por esse verbo.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades básicas de leitura;
Noções básicas sobre o conceito de verbo.
Estratégias e recursos da aula
ETAPA 1:
PROFESSOR: Para ativar o conhecimento prévio dos alunos, inicie a aula perguntando-lhes:
Qual a propaganda atual que vocês acham mais legal, mais criativa? Por quê?
Há alguma propaganda que não passa mais na televisão, mas de que vocês se lembram até hoje?
Após, o professor deve selecionar algumas propagandas que contenham verbos no modo imperativo e levá-las para os alunos. A maneira mais recomendada para trabalhar esse gênero é com data-show, uma vez que este equipamento possibilita a visualização das cores utilizadas. Não sendo possível, pode-se usar o retroprojetor, ou, ainda, fotocópias.
Eis alguns exemplos, que podem ser apresentados:
EXEMPLO 1:

PROFESSOR: Discuta com seus alunos a questão do público-alvo dessa propaganda, que são as mulheres. As cores utilizadas (predominantemente rosa) e o desenho (flores) são elementos que fazem parte do universo feminino. A frase "viva a beleza de sua liberdade", com a forma verbal no imperativo "viva", tem a intenção de estimular o interlocutor a compra uma sandália com amortecedor no salto e, para convencê-lo, o locutor (anunciante) emprega recursos como: associar a imagem da garota-propaganda (de braços abertos) à liberdade e ao conforto de usar um salto com amortecedor. 
EXEMPLO 2:

FONTE: Revista Capricho (maio de 2009)
EXEMPLO 3:
Essa segunda propaganda é voltada para o público adolescente feminino. Trata-se de uma linha de produtos de maquiagem. Na frase "Tenha sempre um brilho labial extra. Você vai precisar.", a imagem de um beijo leva as garotas a pensar que usando os produtos dessa linha, ficarão tão irresistíveis que vão precisar ter um brilho para à mão para retocá-lo.

Disponível em: http://marlus.zip.net/images/comprebatompeq.jpg
Essa propaganda é mais antiga, mas é interessante como os recursos de hoje continuam os mesmos que há algum tempo atrás: o verbo no imperativo "peça" e a repetição são características marcantes do gênero propaganda. Muitas vezes as propagandas jogam pesado para nos fazer consumir, uma vez que exageram, insistem, ordenam, ou seja, fazem de tudo para "fisgar" o consumidor.
ETAPA 2:
Para averiguar se os alunos compreenderam os conceitos ensinados, sugiro o seguinte exercício para ser respondido no caderno:

1) Qual é o serviço que está sendo anunciado?
2) Quem é o público alvo desse anúncio?
3) Em relação aos verbos, sublinhe os verbos usados no texto do anúncio.
4) Circule somente os verbos que dão ordem, conselho, dicas (no imperativo).
5) Qual é a intenção do texto: dar ao leitor dicas de práticas s udáveis ou convencê-lo a comprar um produto?
ETAPA 3:
Leve o charge abaixo fotocopiada para os alunos:

Em relação à charge lida pergunte a seus alunos:
Qual é a relação dessa charge com a matéria estudada (verbos no imperativo)?
PROFESSOR: Explique para os alunos que persuadir significa:
levar a crer ou aceitar; convencer, induzir.
Assim, a persuasão pode ser definida como a capacidade de uma pessoa, através de seu discurso (falado ou escrito), levar outra(s) a aceitar(em) ou a fazer(em) aquilo que ela julga mais adequado ou correto. (ABAURRE, 2001, p. 41-43).
Logo, podemos concluir que o objetivo comunicativo das propagandas é convencer, persuadir o interlocutor. Para isso, utiliza-se de recursos verbais e visuais, que precisam ser entendidos como um todo, isto é, dentro de um contexto discursivo. Dentre os recursos verbais encontramos os verbos no imperativo, importantes armas de convencimento, que agem diretamente no interlocutor, para levá-lo a agir.
Avaliação
Para que o aluno peceba como a estratégia de usar verbos no imperativo é frequente nas propagandas, peça para que os alunos procurem em jornais e revistas exemplos de propagandas, nas quais eles encontrem verbos no imperativo. Solicite que eles recortem e colem somente os verbos em uma cartolina. Com isso, eles verão como essa forma verbal é mais comum do que eles imaginam. Depois exponha os cartazes em um mural ou parede da escola para que outros alunos de outras séries vejam.  

Eclesiastes 1:13

E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.