14 de fev de 2016

DICAS PRECIOSAS

Como estudar Português?

como estudar português sozinho pela internet

Se você acha chato ou complicado estudar Português e costuma dizer que "seria melhor ter ido ver o filme do Pelé" então mantenha a calma, respire fundo e se lembre de que existem coisas muito piores no mundo, como Zorra Total, por exemplo.

Não se preocupe porque eu estou aqui para dar um "help" para você. Logo abaixo, você vai encontrar todas as orientações que você precisa para estudar Português. Não precisa pagar nada: todo o conteúdo é gratuito (que beleza, hein?). Pegue um papel, uma caneta, uma pipoca (ou guloseimas), relaxe, acesse os roteiros de estudo e veja que estudar a própria língua do próprio país onde você nasceu pode ser algo legal.

De nada.

CONTEÚDO DE GRAMÁTICA:


CLASSES GRAMATICAIS 


Aqui você vai estudar toda a classificação das palavras (adjetivo, advérbio, conjunção, preposição, pronome, interjeição, substantivo, numeral, artigo e verbo). Esse é o seu primeiro passo para estudar Língua Portuguesa, pois saber a classificação das palavras é um requisito muito importante para entender outros assuntos. O roteiro já apresenta os assuntos na ordem estratégica (basta seguir a ordem).


VERBOS


Verbos+ é um complemento do roteiro de estudo Classes Gramaticais e ele serve para aprofundar o seu estudo sobre os verbos. Aqui, você aprenderá mais sobre os verbos mais malignos e desgraçados que existem (verbos problemáticos: anômalos, irregulares, defectivos, aqueles que fazem a farra nos concursos). Isso é perfeito para você que precisa estudar verbos e sabe que o professor gosta de fazer pegadinhas. Ou é perfeito para você, que é professor e deseja ter umas ideias malignas criativas para fazer a prova sobre verbos. 


FONOLOGIA, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DE PALAVRAS

Aqui você vai aprender tudo sobre os morfemas e sobre os fonemas. Ou seja: você vai aprender tudo sobre os sons das palavras (fonemas) e sobre a forma das palavras (morfemas). 

Para acessar o conteúdo sobre Fonologiaclique aqui
Para acessar o conteúdo sobre Estrutura das Palavrasclique aqui.
Para acessar o conteúdo sobre Processos de Formação de Palavrasclique aqui
Para reclamar ou xingar, beije o seu cotovelo. 


Aqui você vai estudar a classificação das palavras dentro das orações (sujeito, verbo, objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial, adjunto adnominal, etc) e também vai estudar os tipos de orações (orações coordenadas e subordinadas), vendo os assuntos do nível básico até chegar ao nível ulta-master-mega-super-power-expert.

ORTOGRAFIA
Aqui você vai estudar os assuntos mais importantes para escrever de modo correto.
O Roteiro Ortografia é composto pelos seguintes assuntos (clique para ter acesso):
CraseAcentuaçãoVírgulaHífenDúvidas de Ortografia e Regras de Ortografia.


OUTROS ASSUNTOS DA GRAMÁTICA
Além dos assuntos dos roteiros de estudo, existem outros assuntos importantes da gramática: ConcordânciaRegência e Figuras de Linguagem.


CONTEÚDO DE REDAÇÃO:

REDAÇÃO 

Por meio do blog Como Escrever uma Boa Redação, você terá todos os recursos e ferramentas para desenvolver e aprimorar a sua escrita. Encontre tudo o que você precisa saber para escrever uma boa dissertação e ir bem nos concursos e nos vestibulares. Afinal, a dissertação é cobrada em todo o lugar.

SOS REDAÇÃO

O SOS Redação é uma série de videoaulas curtas e objetivas editadas magicamente e especialmente para você, que tem pressa e precisa aprender muita coisa em pouco tempo, indo direto ao assunto de modo prático sem enrolação ou blá-blá-blá.


CONTEÚDO DE LITERATURA:

LITERATURA BRASILEIRA 

Por meio do blog Resumos de Literatura, nós oferecemos a você um roteiro de estudos sobre Literatura Brasileira, resumindo os períodos literários desde o Trovadorismo até o Modernismo, destacando os pontos mais importantes que você precisa saber.


Fonte: http://www.blogdogramaticando.com/2012/12/como-estudar-portugues.html

Eclesiastes 1:13

E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.