10 de mai de 2015

AULAS DA SEMANA - 11- 15/MAIO/2015

 - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2015
Escola: IACS
Semana:
11 a 15/MAIO(14.ª)
Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS

  Ø   (  )EXERCÍCIOS SOBRE SUBSTANTIVOS – CORREÇÃO – DO XEROX;
  Ø   (  )PROD. TEXTUAL: NARRATIVA;
  Ø   (  )TIPOS DE FRASES – P.58;
  Ø   (  )USO DE ARTIGOS, ADJETIVOS E LOC.ADJETIVAS: EXERCÍCIOS: P. 58-63
  Ø   (  )PRODUÇÃO – NARRATIVA: FÁBRICA DE CONTOS
  Ø   PROVA 1 – 2.º - BIM – 21/05/2015
LEITURA DO LIVRO: “BEM CARSON” ATÉ: 25/06/2015 – PESO: 3,0
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
·          Leitura silenciosa e oral.
·          Debate e discussão sobre o tema proposto.
·          Participação oral.
·          Realização das atividades propostas no livro.
·          Realização dos exercícios de fixação.
·          Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.
- Atividades no livro e caderno.
ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )ESTUDO SOBRE MORFOLOGIA: CONCEITOS E EXEMPLOS;
  Ø   (  )RADICAIS GREGOS E LATINOS;
  Ø   (  )EXERCÍCIOS SOBRE MORFOLOGIA – xerox -CORREÇÃO;
  Ø   (  )CORRIGIR TEMA DE CASA: “MULHER CORAGEM” – P. 60-61;
  Ø   (  )NEOLOGISMOS – CONCEITOS;
  Ø   (  )PRODUÇÃO – NARRATIVA: FÁBRICA DE CONTOS
  Ø   PROVA 1 – 2.º - BIM – 21/05/2015
è LEITURA DO LIVRO: “DESCOBERTA DA AMÉRICA” ATÉ: 25/06/2015 – PESO: 3,0
6
PERÍODOS
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•              Leitura silenciosa e oral.
•              Debate e discussão sobre o tema proposto.
•              Participação oral.
•              Realização das atividades propostas no livro.
•              Realização dos exercícios de fixação.
•              Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.
- Atividades no livro e caderno.
ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   PROVA 1 – 2.º - BIM – 21/05/2015
  Ø   (  )VÍDEO: OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES;
  Ø   (  )CONCLUIR CORRELÇÕES DOS TEMAS: P58;
  Ø   (  )LINGUAGEM DENOTATIVA E CONOTATIVA;
  Ø   (  )PROD. TEXTO DE OPINIÃO – VÍDEO: “CORDAS”;
  Ø   (  )O QUE É POLISSEMIA? CONCEITOS E EXERCÍCIOS;
  Ø   (  )O QUE É PARALELISMO?
  Ø   (  )VISTO DO TEMA: “FIRME VÔ?” P.63-64. 1-5;
  Ø   (  )VARIAÇÕES OU DIALETOS. P.64;
  Ø   (  )ESTUDO VOC. P.64
  Ø   (  )LEITURA DE PIADAS – XEROX;
  Ø   (  )PESQUISA – PIADAS PARA UM MURAL.
  Ø   (  )PRODUÇÃO – NARRATIVA: FÁBRICA DE CONTOS
       Ø   LEITURA DO LIVRO: “AMORES QUE MATAM” ATÉ: 25/06/2015 – PESO: 3,0
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.



TURMA: 83

 



 
A polissemia acontece quando uma palavra apresenta vários sentidos diferentes, mas que remetem a um mesmo conceito
Compreender o significado das palavras é indispensável para entender o funcionamento da língua portuguesa. Em nosso idioma, a ciência que se ocupa em desvendar significados e interpretar palavras e expressões é a Semântica. Quando conhecemos bem as palavras e temos um vocabulário razoável, escrever um texto fica muito mais fácil, pois temos à nossa disposição uma variedade de vocábulos que podem ser selecionados de acordo com a pertinência do momento.
Na língua portuguesa, o significado das palavras leva em consideração a:
Sinonímia: Relação entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes;
Antonímia: Relação entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, ou seja, contrários;
Homonímia: Relação entre duas ou mais palavras que possuem a mesma estrutura fonológica, mas apresentam significados diferentes.
Entre os fenômenos linguísticos relacionados à homonímia, está a polissemia, ocorrência curiosa que nos prova o quanto o nosso idioma é peculiar. Mas você sabe o que épolissemia?
A palavra “polissemia”, do grego polysemos (poli = muitos, sema = significados), significa “algo que tem muitos significados”. Sendo assim, polissemia é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos. Observe os exemplos:
1- O compositor escreveu a letra da canção para seu filho.
2- A letra “H” é a oitava em nosso alfabeto.
3- Sua letra é muito bonita!
Você notou que nas três orações a palavra “letra” está presente? Em cada uma delas o vocábulo é utilizado com diferentes acepções: na primeira oração, letra refere-se ao texto que acompanha uma música; na segunda oração, letra refere-se ao sinal gráfico do alfabeto; e, na terceira oração, letra refere-se à forma que se dá à letra escrita. A palavra “letra” possui diferentes significados, mas remete para o mesmo conceito: o da escrita.
A Semântica é a área da Linguística que estuda o significado das palavras. Na polissemia, eles podem ser múltiplos
Observe mais um exemplo de polissemia:
1- A mãe vela pelo sono do filho doente.
2- O barco à vela foi movido pelo vento.
3- Quando acabou a luz, a menina acendeu uma vela.
A palavra “vela” é polissêmica porque pode apresentar vários sentidos de acordo com o contexto em que é empregada. Na primeira oração, a palavra vela é uma conjugação doverbo velar, ou seja, ficar em vigília ou sentinela; na segunda oração, vela refere-se ao pano resistente que é preso aos mastros das embarcações para fazê-las andar; e, na terceira oração, vela refere-se à peça de cera com um pavio no centro que serve para dar luz.
É importante ressaltar que a polissemia não deve ser confundida com a homonímia, fenômeno da semântica que estuda duas ou mais palavras com origens e significados distintos, mas que apresentam a mesma grafia e a mesma fonologia.

Eclesiastes 1:13

E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.