22 de mar de 2015

TURMA: 61 - IACS - Origem e evolução da escrita

Aulas da Semana: 23 a 27/MAR(7.ª)

 IACS - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2015
Escola: IACS

Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
 Ø   (  )ORIGEM DA ESCRITA – P.23-25 – EXERCÍCIOS: 1 e 2;
 Ø   (  )LEITURA E INTERPRETAÇÃO: “SOU ADOLESCENTE” – P.28 – 30. EXERCÍCIOS: 1- 4 – P.30 – 32;
 Ø   (  )SUBSTANTIVO E ADJETIVO: 1 – 8 P. 32 – 33;
 Ø   (  )EXERCÍCIOS EM XEROX;
 Ø   (  )PONTUAÇÃO: 1 – 6 – P. 34 – 35
 Ø   (  )DESEHO DE PALAVRAS TRABALHADAS.
 Ø   (  )EXERCÍCIOS: 36, 37, 38, 39, 0, 41, 42 e 43.
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - Tarefa de casa: Escrever uma pequena história ou poema usando onomatopeias.
- Participação nas atividades escritas e orais.
- Produção textual: poema ilustrado.
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•Leitura silenciosa e oral.
•Debate e discussão sobre o tema proposto.
•Participação oral.
•Realização das atividades propostas no livro.
•Realização dos exercícios de fixação.
•Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.

ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )leitura e correção do texto:” Joana D’Arc” – p.32 e exercícios da p. 33;
  Ø   (  )Ponto de exclamação: definição e exercícios – p.35 e 36;
  Ø   (  )Adjetivo. Conceitos e exercícios – p.37;
  Ø   (  )Brincadeira dos medos e as soluções;
  Ø   (  )Leitura e interpretação: “Medo imaginário” – P. 38, 39, 40 e 41;
  Ø   (  ) exercícios extras – Livro de Atividades;
  Ø   (  )Estudo do vocabulário. P.41;
  Ø   (  ) Leitura expressiva. P.41 e 42;
  Ø   (  )Ficha de Redação: Eu sou cronista. P.42 e 43;
  Ø   (  ) Advérbios e Locução adverbial. P.43e 44;
  Ø   (  )Fábula: “O galo e a Raposa”. Interpretação: 1-5. P. 46 e 47;
  Ø   (  )Produção textual: Eu sou fabulista. P.47 e 48.
6
PERÍODOS
Serão avaliados confome a estrega das pesquisas, leituras  e produção de textos solicitados.
- Avaliar a produção do desenho, do texto e da apresentação em classe.

ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
  Ø   (  )LEITURA E INTERPRETAÇÃO: “ISSO NÃO TEM SENTIDO – PÁG. 33 e 34;
  Ø   (  )EXERCÍCIOS: 35 e 36 – 1 A 7;
  Ø   (  )PRODUÇÃO TEXTUAL: DEPOIMENTO – FICHA DE TEXTO;
  Ø   (  )VERBO: FORMA IMPERATIVA – XEROX;
  Ø   (  )LEITURA E INTERPRETAÇÃO: “A LINGUAGEM DOS CÓDIGOS” – PÁG. 43 – 46 – EXERCÍCIOS: 1-7 P. 47;
  Ø   (  )PRODUÇÃO TEXTUAL: CARTA ENIGMÁTICA;
  Ø   (  )EXRCÍCIOS DO LIVRO DE EXERCÍCIOS.


6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.



 ESPECIAL TURMA: 83 - IACS

TURMA 83

Formação do imperativo
O imperativo é formado de uma maneira diferente dos demais modos.
Notem-se duas coisas:
a) No imperativo, não existe a primeira pessoa do singular (eu).
b) O imperativo é indeterminado em tempo. Supõe-se que, como se trata de uma ordem, a ação se dará no futuro.
Imperativo Afirmativo:
  • para tu
  • pare você
  • paremos nós
  • parai vós
  • parem vocês
OBSERVAÇÕES:
a) Na segunda pessoa (Tu ou Vós) usa-se o verbo conjugado nas segundas pessoas do singular e plural, respectivamente, pertencentes ao presente do indicativo cortando-se a letra s. A exceção é o verbo "ser": sê tu, sede vós.
b) Para os pronomes você ou vocês usa-se o verbo conjugado na terceira pessoa do presente do subjuntivo.
c) Na primeira pessoa do plural (nós), usamos o verbo conjugado na primeira pessoa do plural do modo subjuntivo.
Imperativo Negativo:
  • não pares tu
  • não pare você
  • não paremos nós
  • não pareis vós
  • não parem vocês
OBSERVAÇÃO:
No imperativo negativo, todas as pessoas coincidem com a forma verbal do presente do subjuntivo.

LEIA:
Bolo de Fubá

Ingredientes:
01 xícara (chá) de manteiga;
02 xícaras (chá) de açúcar;
04 gemas;
01 xícara (chá) de maisena;
02 xícaras (chá) de fubá;
01 colher (sopa) de fermento em pó;
01 pitada de sal;
01 vidro de leite de coco (200ml);
1/2 xícara (chá) de leite ;
04 claras batidas em neve.

Preparo:
Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Junte as gemas uma a uma e bata bem a cada adição. Adicione a maisena, juntamente com outros ingredientes secos, alternando com o leite de coco misturado ao leite.Por último, junte as claras em neve.Mexa a massa delicadamente e depeje em uma forma média com buraco no meio, untada com manteiga e enfarinhada.Leve para assar em forno quente.

AGORA, RESPONDA:
1) O texto acima é uma:
a) ordem
b) súplica
c) sugestão
d) pedido

2) Identifique a sequência de palavras retiradas do texto que apresenta verbos no imperativo.
a) bata, forno, assar
b) açúcar, junte, adição
c) mexa, adicione, leve
d) forma, bata, untada

3) Identifique a sequencia de tipos de textos que podem ser injuntivos:
a) manual de instruções, receitas, jornalístico
b) oração, receita, anúncios.
c) oração, jornalístico, receita
d) oração, receita, argumentativo

4) Conjugue os verbos no tempo indicado:
a) bater (imperativo afirmativo)
b) juntar( imperativo negativo)
c) adicionar (presente do indicativo)

5) Transcreva as frases conforme o exemplo:
Ex: Junte as claras em neve.
Não juntes tu as claras em neve. (imp.neg.tu)

a) Bata a manteiga.
_____________a manteiga. (imp.afirm. tu)

b) Adicione a maisena.
______________a maisena. (imp.neg.vós)

c) Mexa a massa delicadamente.
_______________a massa delicadamente.
(imp.neg.tu)

6) Ao flexionarmos o Imperativo Afirmativo não conjugamos a 1ª pessoa do singular porque ________________________________________________________, a ___ pessoa
do singular ( tu ) e a 2ª pessoa do _______ ( Vós ) são retiradas do Presente do ____________retirando a letra _______ .
O Imperativo Negativo construímos a partir do tempo e modo verbal do __________________________________________________ utilizando, na frente de cada verbo flexionado, a
palavra :Não .

7) Os verbos são palavras imprescindíveis para uma oração, é através dele que sabemos o que está____________ com o sujeito. Eles podem indicar ________, __________ ou __________da natureza. Os verbos estão relacionados ao _________, ___________ e _____________.

8) Complete os espaços em branco:
a) O modo indicativo expressa _______________________
b) O modo subjuntivo expressa _______________________
c) O modo imperativo expressa _______________________


Modo Imperativo (exercício / caça-palavras)

Encontre no caça-palavras os verbos entre parênteses conjugados no Modo Imperativo, na pessoa em que se pede, e complete as frases a seguir:
a)    _________ tudo como o professor pediu. (fazer – vocês)
b)    Não __________ lixo no chão. (jogar – você)
c)    _______________ o meio ambiente para que tenhamos um mundo melhor. (preservar – nós)
d)    ________ agora e só __________ a pagar em janeiro. (comprar / começar – você)
e)    Não ____________ para não serdes julgados. (julgar – vós)
f)     ____________ tu o problema deste trabalho. (encontrar – tu)
g)    Não _________ as esperanças, tudo vai melhorar. (perder – você)
h)   É preciso que nós não ______________ a fé em um mundo melhor. (perder – nós)
i)     ______________ você também dessa campanha e ____ alimentos não perecíveis. (participar/ doar – você)
j)      ______________-se diariamente para ter uma boa saúde. (exercitar – vocês)
k)    __________ seu filho para ser vacinado contra a rubéola. (trazer – você)
l)     _______________ nossas ofertas e ________ de carro hoje mesmo. (aproveitar / trocar - você)



 AGORA, VAMOS CORRIGIR?

TURMA 83


Turma 83Meu Cartão de visita
Em português
Em inglês
Em mandarim tradicional
Meu nome completo.
My full name.
我的全名。
Sou brasileiro e estou de férias aqui.
I am Brazilian and I'm on vacation here.
我是巴西人,我的度假就在這裡。
Sou estudante e estrou em Intercâmbio.
I am a student and estrou in exchange .
我是一名學生 estrou的交流。
Quero chegar a universidade.
I want to get to university.
我想上大學。
Qual é o nome da rua?
What is the street name ?
什麼是街道名稱?
Quero ir para a capital deste país.
I want to go to the capital of this country.
我想去這個國家的首都。
Onde fica o ponto turístico mais famoso?
Where is the most famous landmark ?
其中,最有名的標誌性建築?
Como chego até o metrô?
How do I get to the subway ?
我怎麼去地鐵?
Onde fica o aeroporto?
Where is the airport?
其中,在機場?
Língua portuguesa – Professor: Elemar Gomes – Iacs – 2015 – acesse: www.aulasdaminhavida.com.br

Eclesiastes 1:13

E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.