8 de mar de 2015

AULAS DA SEMANA - IACS - Semana: 09 a 13/MAR(5.ª)

 - Instituto Adventista Cruzeiro do Sul
Endereço: Av. Sebastião Amoretti, 2130-a - Cruzeiro do Sul, Taquara - RS, 95600-000 - Telefone:(51) 3541-6800
Planos de aula - 2015
Escola: IACS
Semana:
09 a 13/MAR(5.ª)
Professor: Elemar Gomes

ANO: SEXTO - CONTEÚDOS
Turma: 61
Disciplina: PORTUGUÊS
- Leitura e expressão: Os alunos serão organizados em grupos. Eles serão avaliados nas interpretações das falas recriadas no cartum: “Supermãe”. Depois eles devem realizar as atividades do livro didático, páginas 14, 15 e 16.
- Substantivo: “aumentativo e diminutivo”: Conceito exposto na lousa, para copiar no caderno.  A seguir os alunos irão ilustrar alguns exemplos de substantivos, também no caderno.
- Parônimos e Antônimos: Aula expositiva. Exercícios e conteúdo exposto na lousa. Exemplificar palavras parônimas ao comparar com os colegas de sala de aula, amigos, parentes, etc. Ex. Minhas primas são parecidas, mas tem pais diferentes.
- Exercícios de fixação: Irei entregar para os alunos uma folha com atividades e exercícios de todos os assuntos estudados até o momento. Os alunos individualmente devem ler e resolver os exercícios.
- Pronomes possessivos: Conceito exposto na lousa, para copiar no caderno.  A seguir os alunos irão realizar as atividades propostas no livro didático, na página 22. 
- Aula de Leitura: Essa aula é dedicada à leitura. Cada aluno deve trazer de casa o um livro de sua escolha para poder realizar a leitura em aula. Ao fim da aula, os alunos serão orientados a realizarem um resumo da leitura.
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: - Tarefa de casa: Escrever uma pequena história ou poema usando onomatopeias.
- Participação nas atividades escritas e orais.
- Produção textual: poema ilustrado.
* Os alunos serão avaliados nas atividades de:
•Leitura silenciosa e oral.
•Debate e discussão sobre o tema proposto.
•Participação oral.
•Realização das atividades propostas no livro.
•Realização dos exercícios de fixação.
•Participação oral na correção das atividades.
Produção textual individual.

ANO: SÉTIMO - CONTEÚDOS
Turmas:
71, 72 e 73
Disciplina: PORTUGUÊS
- Leitura oral e silenciosa: Os alunos deverão ler silenciosamente o texto “Joana D´Arc”, que se encontra na página 32 do livro didático. Após a leitura inicial, irei escolher alguns alunos para que façam a leitura oral em voz alta. Por fim, iremos debater o assunto proposto pelo livro.
- Compreensão do texto: Solicitarei que os alunos respondam as perguntas sugeridas pelo livro didático, na página 33. Após os alunos responderem as questões, iremos fazer juntos, a correção das atividades sugeridas pelo livro.
- Ponto de Exclamação e produção de sentido: Será solicitado que os alunos leiam o resumo apresentado pelo livro, sobre esse assunto, nas páginas 35 e 36. Após a leitura inicial, irei realizar uma explicação oral, detalhada sobre cada um dos itens, aproveitando para tirar as dúvidas. Realizar as atividades da mesma página. Correção.
- Adjetivos e a produção de sentido: Para chamar a atenção dos alunos para o assunto que estaremos estudando, levarei para a sala de aula vários objetos diferentes – de cores, tamanhos e texturas diversas – será solicitado que alguns alunos coloquem uma venda nos olhos e toquem nos objetos, tentando dizer como é. Com essa atividade, estaremos iniciando o assunto: “adjetivos”. Um resumo do assunto será escrito no quadro, para que os alunos copiem no caderno. Após, a professora explicará o assunto oralmente, e os alunos poderão tirar as dúvidas. Realizar as atividades na página 37.
- Exercícios de fixação - Adjetivos: Entregar para os alunos uma folha com atividades de fixação sobre “Adjetivos”. Os exercícios devem ser realizados e colados no caderno.
- Leitura oral e silenciosa: Os alunos deverão ler silenciosamente o texto “Você Tem Medo? Afugente-o”, que se encontra nas páginas 38 e 39 do livro didático. Após a leitura inicial, irei escolher alguns alunos para que façam a leitura oral em voz alta. Por fim, iremos debater o assunto proposto pelo livro.
- Compreensão do texto: Solicitarei que os alunos respondam as perguntas sugeridas pelo livro didático, nas páginas 40 e 41. Após os alunos responderem as questões, iremos fazer juntos, a correção das atividades sugeridas pelo livro.
- Trabalho: Realizar a produção textual sugerida no livro, na página 34. Essa atividade terá o peso de um trabalho, e deverá ser entregue por escrito e apresentado para a turma. O trabalho consiste em pesquisar a biografia de uma pessoa famosa e apresentar em sala de aula.

6
PERÍODOS
Serão avaliados confome a estrega das pesquisas, leituras  e produção de textos solicitados.
- Avaliar a produção do desenho, do texto e da apresentação em classe.

ANO: OITAVO - CONTEÚDOS
Turma: 83
Disciplina: PORTUGUÊS
- Leitura e interpretação: Ler silenciosamente o texto apresentado pelo livro didático, nas páginas 33 e 34; “Papeizinhos sem sentido”. Após a leitura inicial, solicitarei que alguns alunos leiam oralmente e em voz alta. Para finalizar, iremos discutir o assunto proposto no texto. Incentivarei a participação de todos os alunos.
- Compreensão do texto: Depois de finalizarmos a leitura silenciosa e oral, a turma irá debater oralmente o assunto proposto pelo livro. Será solicitado que os alunos realizem as atividades sugeridas pelo livro didático, nas páginas 35 e 36.
- Produção Textual: Inicialmente irei sugerir aos alunos que leiam a explicação que o livro apresenta sobre “Depoimento”, que se encontra na página 37. Após a leitura, irei explicar oralmente e então passarei uma atividade que deverá ser entregue na próxima semana. Os alunos devem realizar uma produção textual, do gênero: depoimento. Eles serão orientados a escrever um depoimento sobre algo significativo que tenha ocorrido no ano anterior.
- Termos Essenciais da oração: Aula expositiva sobre o assunto. Resumo escrito no quadro, para que os alunos copiem no caderno. Explicações orais sobre o tema abordado. Momento de tirar dúvidas.
- Formação do Imperativo: Leitura da explicação apresentada no livro, para o assunto, nas páginas 38 e 39. Explicações orais e momento para tirar dúvidas. Realizar as atividades propostas nas páginas 40, 41 e 42. Correção das atividades.
- Leitura e interpretação: Ler silenciosamente o texto apresentado pelo livro didático, nas páginas 43, 44, 45 e 46; “A Linguagem dos Códigos”. Após a leitura inicial, solicitarei que alguns alunos leiam oralmente e em voz alta. Para finalizar, iremos discutir o assunto proposto no texto. Incentivarei a participação de todos os alunos.
- Compreensão do texto: Depois de finalizarmos a leitura silenciosa e oral, a turma irá debater oralmente o assunto proposto pelo livro. Será solicitado que os alunos realizem as atividades sugeridas pelo livro didático, nas páginas 47 e 48.
- Produção Textual: Os alunos deverão a atividades proposta no livro didático, na página 49, “Carta Enigmática”.
6
PERÍODOS
OBJETIVOS: * Os alunos serão avaliados nas atividades de:
Leitura silenciosa e oral.
Debate e discussão sobre o tema proposto.
Participação oral.
Realização das atividades propostas no livro.
Realização dos exercícios de fixação.



Eclesiastes 1:13

E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.