14 de abr de 2013

TAREFA DE RELIGIÃO – EM GRUPO – PROFESSOR: ELEMAR GOMES - RODOLFO

 

TAREFA DE RELIGIÃO – EM GRUPO – PROFESSOR: ELEMAR GOMES

TAREFAS:

1) LEIA O TEXTO ABAIXO;

Pais devem ser figuras de confiança na vida dos filhos, explica psicóloga

Muitas vezes os adultos estão confusos querendo parecer mais jovens

A busca para manter o espírito jovem é hoje um objetivo de vida para várias pessoas. O envelhecimento passou a ser visto como um problema e, por isso, tem sido negado por muitos. Para aqueles que têm filhos, esse processo pode ser ainda mais complicado, pois ao acompanharem seu crescimento, precisam encarar o fato de que o tempo está passando.

A dificuldade de lidar com o envelhecimento talvez explique o alto número de cirurgias plásticas realizadas anualmente no Brasil. Segundo pesquisa divulgada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, são mais de 600 mil intervenções, boa parte delas de caráter estético. Recentemente, a notícia de uma britânica que gastou R$ 32 mil em cirurgias para rejuvenescer e parecer-se mais com a filha, declarando que a invejava, surpreendeu muita gente.

A psicóloga clínica Ana Cássia Maturano analisa o caso comparando-o com a história de Branca de Neve. Neste conto de fadas, a madrasta ordena que a menina seja sacrificada para manter-se como a mais bela.

– A britânica, ao invés de eliminar a filha, usou a tecnologia moderna para tornar-se fisicamente parecida com ele– comenta a especialista.

Retomar a juventude, porém, não se resume à aparência. Muitos adultos querem se vestir ou se comportar como seus filhos, às vezes beirando a vulgaridade, Alguns adolescentes chegam a temer que seus pais apareçam em sua escola, pois se envergonham de seus modos. Alguns chegam ao extremo de tentar fazer parte da turma dos filhos, invadindo seu espaço. Outros, ainda, querem se provar “moderninhos” e compartilham drogas ilícitas com eles. Deixam de ser pais para serem amigos.

Segundo Ana Cássia, os pais devem sim ser amigos dos filhos, mas isso não justifica que deixem de lado seu outro papel.

– Pais são figuras de confiança, que devem orientar e ajudar seus filhos a se desenvolverem. Essa relação é definida exatamente pelo o acúmulo de experiência e, portanto, pela diferença de idade, que não deve ser negada.

Ana Cássia explica que a diferença de idade entre pais e filhos deve ser encarada como uma vantagem, não problema.

– Para quem consegue enxergar as coisas sob esse ponto de vista, envelhecer deixa de ser um fardo e, então, a necessidade de resgatar uma suposta juventude desaparece – diz ela.

FONTE: JORNAL ZERO HORA DE 28/06/2010 16h10min

2) Agora, posicione-se sobre o tema:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

CRIATIVIDADE COM O USO DO SUBSTANTIVO


TEXTO A: Circuito Fechado - Ricardo Ramos

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, canetas, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga, pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

PENSE E ANOTE NO CADERNO:

1- Qual a história que nos é contada no texto?,Qual a relação entre essa história e o título do texto?

2- O que você percebe em relação às palavras usadas no texto? Foi necessário o uso de frases completas para que o texto fizesse sentido?

3- Você percebe que o personagem do texto é homem ou mulher? Cite substantivos que comprovem sua afirmação.

4- O texto explora a característica essencial dos substantivos. Qual? Como ela possibilita que se conte a história?

5- Existem alguns substantivos que são, propositalmente, repetidos várias vezes. Cite alguns e indique o sentido dessa repetição.

 

TEXTO B: Vidinha Redonda - Kátia da Costa Aguiar

Esperma, óvulo, embrião, parto. Bebé, choro, sobressalto, coco, xixi, fralda, leite, colo, sono. Doença, vómito, pavor, pediatra, remédio, preço. Murmúrio, passos, fala. Escola, lancheira, material, professora. Curiosidade, descoberta. Crescimento, desenvolvimento, pêlos pubianos, seios, curvas, menstruação, modess, cólica, atroveran, adolescência. Primeiro beijo, paixão, shopping center. Batom, esmalte, rinsagem, depilação, namorado, pressão, intimidade, culpa. Festa, pai, ciúme, relógio, motel, desculpa, dissimulação. Faculdade, trabalho, consciência, cansaço, sossego, idade. Noivado, loja, fogão, geladeira, cama, mesa, banho, aliança, chá-de-panela. Cartório, igreja, núpcias. Sexo, trabalho, sexo, trabalho, sexo, esperma, óvulo, licença, parto.

 

TEXTO C: DONA DE CASA – CARINE VARGAS

Sol.

Bom dia, dentes, filhos, uniforme,

merenda, café, carro, escola, carro, supermercado,

carne, pão, banana, refrigerante, alface, cebola,tomate. Carro,

casa, cama, lençol, travesseiro, colcha, roupa, lavanderia, máquina, sabão, sala,

almofada, pano, pó, cortina, tapete, feiticeira. Banheiro, descarga, balde, água,

desinfetante, toalha molhada, lavanderia, arame, prendedor. Cozinha, pia,

tábua, faca, panela, fogão, bife, arroz, molho, feijão, salada, mesa, toalha,

pratos, talheres, copos, guardanapos, carro, escola, filhos, carro, almoço, mesa,

pia, louça, armário, fogão, piso. Televisão, jornal, filhos, tema, lanche, leite,

nescau, pão, margarina, banana, louça, pia, armário. Carro, filhos, natação,

futebol, mensalidade, espera, revista, filhos, carro, casa. Vizinha, conversa

rápida, lavanderia, arame, roupas, agulha, linha, camisa, calça, ferro de passar.

Janta, marido, filhos, sala, televisão, família reunida, dinheiro, discussão,

cozinha, mesa, louça, pia, armário. Filhos, sono, escova, creme dental, cama,

beijo, durmam com os anjos. Portas chaveadas, janelas fechadas,

banho, sabonete, água, toalha, creme no corpo, camisola,

renda, escova, cabelo, perfume, dentes limpos,

cama, marido, sexo, sono, boa noite,

Lua.

LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSOR - ELEMAR GOMES

ACESSE OS TEXTOS EM: WWW.AULASDAMINHAVIDA.BLOGSPOT.COM

AULAS DA 2.ª SEMANA DE ABRIL DE 2013.


Hor
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
NOITE – IN:INGLÊS E RE: RELIGIÃO
19:00
T5 IN
T5
RE
-
T5
IN
-
19:40
T5 IN
T6
RE
-
T3
RE
-
20:30
T6
IN
-
-
T4
IN
-
21:10
T6
IN
-
-
T4
IN
-
21:50
T4
IN
T4
RE
-
T6
IN
-
FACCAT
19:30
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II
22:45
HOR – ELEMAR - RODOLFO

                 RODOLFO

              Planos de aula

         de

RELIGIÃO

E

INGLÊS

Escola: RODOLFO
Semana:
2.ª DE ABRIL/13
Professor: Elemar Gomes

 

Série: 5.ª
Turma: T3
Disciplina: RELIGIÃO E INGLÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
Ø  VALORES: COMPORTAMENTOS -
Ø  VALORES NA SOCIEDADE – CONCEITOS: EM RELIGIÃO
5
Conhecer, desenvolver, perceber, reconhecer...
Série: 6.ª
Turma: T4
Disciplina: RELIGIÃO E INGLÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
Ø  VALORES: COMPORTAMENTOS -
Ø  VALORES NA SOCIEDADE – CONCEITOS: RELIGIÃO
Ø  MÚSICA- INTERPRETAÇÃO- INGLÊS –CONCLUSÃO     + NOMES DE FILMES, ...
5
Conhecer, desenvolver,  perceber, reconhecer...
Série: 7.ª
Turma: T5
Disciplina: RELIGIÃO E INGLÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
Ø  VALORES: COMPORTAMENTOS -
Ø  VALORES NA SOCIEDADE – CONCEITOS: RELIGIÃO
Ø  MÚSICA- INTERPRETAÇÃO- INGLÊS  + CONCLUSÃO + NOMES DE FILMES
5
Conhecer, desenvolver,  perceber, reconhecer...
Série: 8.ª
Turma: T6
Disciplina: RELIGIÃO E INGLÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
Ø  VALORES: COMPORTAMENTOS -
Ø  VALORES NA SOCIEDADE – CONCEITOS: RELIGIÃO
Ø  MÚSICA- INTERPRETAÇÃO- INGLÊS + CONCLUSÃO + NOMES DE FILMES
 
Conhecer, desenvolver,  perceber, reconhecer...

 

Eclesiastes 1:13

E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.