30 de set de 2012

AULAS DA 1.ª SEMANA DE OUTUBRO DE 2012 - CIMOL



PLANOS DE AULA – CIMOL - 2012

Escola: CIMOL
Semana:
1.ª OUTUBRO/12
Professor: Elemar Gomes



TRIMESTRE: III.º
INFO 11 M
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA I
Conteúdos a serem ministrados
Períodos
Objetivos
LIVRO: CAMINHANDO NA CHUVA – CHARLES KIEFER
TRAB.: 11/09/2012
PESO: 2,0 (DEBATE E QUESTÕES)
Semântica: Sinonímia, Antonímia, Homonímia e Paronímia. CONCEITOS E EXERCÍCIOS.
5
CONHECER, APERFEIÇOAR, CRESCER, CONSTRUIR, APRESENTAR, AVALIAR,...
TRIMESTRE: III.º
INFO 11 T
Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA I
Conteúdos a serem ministrados
Períodos
Objetivos
LIVRO: ANA TERRA – ERICO VERISSIMO
TRAB.: 11/09/2012
PESO: 2,0 (DEBATE E QUESTÕES)
Semântica: Sinonímia, Antonímia, Homonímia e Paronímia. CONCEITOS E EXERCÍCIOS.
5
CONHECER, APERFEIÇOAR, CRESCER, CONSTRUIR, APRESENTAR, AVALIAR,...

TURMAS DE INFORMÁTICA - CIMOL

                                      
:                      SEMÂNTICA: Sinonímia,       Antonímia,Homonímia e Paronímia


Muitos candidatos pensam que não precisam estudar este tópico porque o julgam fácil. Acreditem, não é tão fácil quanto parece: quem sabe a diferença entre incipiente e insipiente? E incontinente e incontinenti? E despercebido e desapercebido?
Vejam se acertaram: incipiente significa “principiante”; insipiente, “ignorante”. Incontinente significa “imoderado”, já incontinenti, “imediatamente”. Por fim, despercebido significa “não percebido”, ao passo que desapercebido, “desprovido”.
Acho que ficou claro que o assunto merece uma atenção especial.
Vamos a ele, então.
Sinonímia é um processo muito utilizado por falantes de uma língua. Sabe quando não queremos repetir o mesmo termo ou palavra a todo momento? Uma das maneiras de sanarmos esse problema é com uso de sinônimos. Por exemplo, se digo: “Passe um dia na minha casa.” e quiser referir-me novamente ao termo sublinhado “casa”, posso lançar mão de um sinônimo para não o ter que repetir: “Passe um dia na minha casa e verá como meu lar é aconchegante.”
Para saber se o candidato domina mais esse subterfúgio da Língua Portuguesa, a banca pede a ele que substitua palavras ou termos retirados do texto e assinale em qual opção encontram-se aqueles que não alteram o sentido, ou os que alteram.
Para se resolver esse tipo de questão é importante que o candidato tenha um certo domínio lexical, ou seja, que conheça muitas palavras, o que é possível conseguir por meio de muita, mas muita leitura. Pode-se ler de tudo. Jornais, revistas, livros, bulas de remédio, outdoors, placas de trânsito... o fundamental é ser um leitor crítico, aquele que busca informação, que reflete a respeito.
Antonímia nada mais é do que palavras que possuem significados contrários, como largo e estreito, dentro e fora, grande e pequeno. O importante, aqui, é saber que os significados são opostos, ou seja, excluem-se.
Homonímia é a identidade fonética e/ou gráfica de palavras com significados diferentes. Existem três tipos de homônimos:
  • Homônimos homógrafos – palavras de mesma grafia e significado diferente. Exemplo: jogo (substantivo) e jogo (verbo).
  • Homônimos homófonos – palavras com mesmo som e grafia diferente. Exemplo: cessão (ato de ceder), sessão (atividade), seção (setor) e secção (corte).
  • Homônimos homógrafos e homófonos – palavras com mesma grafia e mesmo som. Exemplo: planta (substantivo) e planta (verbo); morro (substantivo) e morro (verbo).
Paronímia é a semelhança gráfica e/ou fonética entre palavras. É o caso dos pares de palavras anteriormente expostas.
Outros exemplos de parônimos: Acender (atear fogo) ascender (subir), acento (sinal gráfico) assento (cadeira), acerca de (a respeito de) a cerca de (distância aproximada) há cerca de (aproximadamente), afim (parente) a fim (para), ao invés de (ao contrário de) em vez de (em lugar de), apreçar (tomar preço) apressar (dar pressa), asado (alado) azado (oportuno), assoar(limpar o nariz) assuar (vaiar), à-toa (ruim) à toa (sem rumo), descriminar (inocentar) discriminar (separar), despensa(depósito) dispensa (licença), flagrante (evidente) fragrante (perfumoso), incipiente (principiante) insipiente (ignorante),incontinente (imoderado) incontinenti (imediatamente), mandado (ato de mandar) mandato (procuração), paço (palácio)passo (marcha), ratificar (validar) retificar (corrigir), tapar (fechar) tampar (cobrir com tampa), vultoso (volumoso) vultuoso(rosto vermelho e inchado).
Resolva, agora, uma questão de sinonímia dada na prova da Fundação Carlos Chagas, de um concurso para analista administrativo do TRF 1 região:
Orgulho ferido
Um editorial da respeitada revista britânica The Lancer sobre o futuro de Cuba acendeu uma polêmica com pesquisadores latino-americanos. O texto da revista sugeriu que o país pode mergulhar num caos após a morte do ditador Fidel Castro, que sofre de câncer, tal como ocorreu nos países do Leste Europeu após a queda de seus regimes comunistas. E conclamou os Estados Unidos a preparar ajuda humanitária para os cubanos. De quebra, a publicação insinua que há dúvidas sobre a capacidade do sistema de saúde cubano fazer frente a esse quadro. (...)
Quatro ações são atribuídas, no primeiro parágrafo do texto, ao editorial da revista britânica The Lancer: acender, sugerir, conclamar e insinuar. Considerando-se o contexto, não haveria prejuízo para o sentido se tivessem sido empregados, respectivamente,
  1. ensejar – aventar – convocar – sugerir
  2. instigar – propor – reiterar – infiltrar
  3. dirimir – conceder – atribuir – insuflar
  4. solapar – retificar – conceder – induzir
  5. conduzir – insinuar – proclamar – confessar

ATENÇÃO: 81 E 82 - RODOLFO


ATIVIDADE: TRABALHO DE PESQUISA
ESCOLA: RODOLFO VON IHERING - DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSOR: ELEMAR GOMES
  1. OBJETIVOS:
ESTUDAR A VIDA E AS OBRAS DE CHARLES KIEFER, PARA CONHECÊ-LO: QUANTO AO MODO DE VER, ESCREVER, SER NO MUNDO, DE UM ESCRITOR, PARA, ENTÃO, UM POSTERIOR ENCONTRO COM O AUTOR (07/11/2012, ÀS 15:00 HORAS).
  1. O QUÊ FAZER?
1.       ESTUDAR A VIDA – BIOGRAFIA - DE CHARLES KIEFER E MONTAR UMA APRESENTAÇÃO DE 5 ATÉ 10 PÁGINAS DO POWER POINT.
2.       ENTREGAR EM RESUMO UMA CÓPIA DA PESQUISA ( UMA PÁGINA) AOS COLEGAS DA TURMA.
  1. COMO FAZER?
EM TRIOS, MONTAR EM POWER POINT UM ESTUDO DO TEMA PROPOSTO, ENRIQUECENDO COM INFORMAÇÕES RESUMIDAS E INTERESSANTES, ADICIONANDO IMAGENS QUE CONTRIBUEM PARA A QUALIDADE E BELEZA DA PESQUISA.
  1. ATÉ QUANDO FAZER?
O TRABALJHO VAI SER APRESENTADO NOS DIAS 15 E 16 DE OUTUBRO DE 2012 – NÃO HAVERÁ POSTERGAÇÃO -
  1. QUEM FARÁ PARTE DO TRIO?
     1º.            ALUNO(A): _______________________________________________________________
     2º.            ALUNO(A): _______________________________________________________________
     3º.            ALUNO(A): _______________________________________________________________
  1. PESO/VALOR?
NOTA COLETIVA: ATÉ: 4,0
  1. CRITÉRIOS PARA TIRAR UMA BOA NOTA:
A APRESENTAÇÃO DA PESQUISA COM DOMÍNIO DO ASSUNTO POR TODOS, COM QUALIDADE TANTO NAS FALAS, NAS EXPLICAÇÕES, COMO NA BELEZA E RIQUEZA DAS INFORMAÇÕES E FOTOS CONTIDAS NO TRABALHO, COM OBJETIVIDADE E CLAREZA.
ACESSE:WWW.aulasdaminhavida.blogspot.com

AULAS DA 1.ª SEMANA DE OUTUBRO DE 2012:

Hor
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
MANHÃ
07:30
73
73
-
82
81
08:20
81
73
-
82
73
09:10
82
82
-
72
72
10:00
72
82
-
81
72
11:05
72
81
-
81
73

     RODOLFO
Planos de aula
Escola: RODOLFO
Semana:
1.ª DE OUTUBRO/12
Professor: Elemar Gomes

Série: OITAVA
Turma: 81
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
·         LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: “OS FILHOS DO LIXO”;
·         LIVRO DIDÁTICO: LEITURA E ESTUDO:  “RÁDIO E TV” – PÁG. 151
5
Conhecer, desenvolver, perceber, reconhecer...
Série: OITAVA
Turma: 82
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
·         LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: “OS FILHOS DO LIXO”;
LIVRO DIDÁTICO: LEITURA E ESTUDO:  “RÁDIO E TV” – PÁG. 151
5
Conhecer, desenvolver,  perceber, reconhecer...
Série: SÉTIMA
Turma: 72
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
·        LEITURA E ESTUDO DO TEXTO: “POSTO, LOGO EXISTO”;
·        LIVRO DIDÁTICO: LEITURA E ESTUDO:  “REPORTAGENS” – PÁG. 179
5
Conhecer, desenvolver,  perceber, reconhecer...
Série: SÉTIMA
Turma: 73
Disciplina: PORTUGUÊS
Conteúdos
Período
Objetivos
·        LEITURA E ESTUDO DO TEXTO: “POSTO, LOGO EXISTO”;
·        LIVRO DIDÁTICO: LEITURA E ESTUDO:  “REPORTAGENS” – PÁG. 179
5
Conhecer, desenvolver,  perceber, reconhecer...

Eclesiastes 1:13

E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.