11 de mar de 2012

ESPECIAL - SÉTIMA SÉRIE- RODOLFO -

ESPECIAL - SÉTIMA SÉRIE- RODOLFO - Mane Garrincha - Alegria do Povo




Aleijadinho 
Escultor, entalhador e arquiteto mineiro da arte barroca, considerado o maior escultor do período barroco.
retratato de Aleijadinho
Aleijadinho (retrato): um dos maiores representantes das artes pláticas brasileira
BIOGRAFIA 
Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) nasceu em Vila Rica no ano de 1730 (não há registros oficiais sobre esta data). Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português. Iniciou sua vida artística ainda na infância, observando o trabalho de seu pai que também era entalhador.
Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais. 
Na fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade. São desta época a Igreja São Francisco de Assis,  Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de Ouro Preto). 
obra de Aleijadinho Profeta Daniel (pedra sabão), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)
Já com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte. É deste período o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo. O trabalho artístico formado por 66 imagens religiosas esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabão, é considerado um dos mais importantes e representativos do barrocobrasileiro. 
obra de Aleijadinho Carregamento da Cruz  (escultura em madeira), Santuário de Bom Jesus de Matosinhos (Congonhas-MG)
A obra de Aleijadinho

A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.
Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável). O conjunto de sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.
Principais obras de Aleijadinho:
Talha
- Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei
- Retábulo da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto
-  Retábulo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto
Arquitetura
- Projetos de fachadas de duas igrejas (Igreja de São Francisco em São João del-Rei e Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto).
Escultura
- Conjunto de esculturas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (incluíndo as mais conhecidas: "Os Doze Profetas").

ESPECIAL PARA A TURMA: 26


TRABALHO DE LITERATURA - 

ESPECIAL PARA A TURMA: 26 
PROFESSOR:  ELEMAR GOMES
1

Pietro da Cortona: O triunfo da Divina Providência, 1633-1639. Afresco em teto doPalazzo Barberini, Roma
2

Agnolo Bronzino: Alegoria do triunfo de Vênus, 1540-1545, uma típica obra maneirista. National Gallery of London
3

Andrea Pozzo: Apoteose de Santo Inácio, teto da Igreja de Santo Inácio de Loyola, Roma
4

Philippe de Champaigne: Vanitas, c. 1671. Museu de Tessé, Le Mans
5

Charles Le Brun: A apoteose de Luís XIV, 1677. A arte acadêmica a serviço do Estado
6

Rubens: As consequências da guerra, 1637-38. Palazzo Pitti, Florença
7

Bernini: Êxtase de Santa Teresa, 1625
8

Interior da Igreja de São Francisco, Salvador
9

Narciso Tomé e filhos:El Transparente, altar na Catedral de Toledo
10

Detalhe de um Sacro Monte em Varallo Sesia
11

Pierre Legros: A Religião derrotando a Heresia e o Ódio, Igreja de Jesus, Roma.
12

Pierre-Étienne Monnot: São Paulo,Basílica de São João de Latrão, Roma.
13

Antoine Coysevox:Mercúrio cavalgando Pégaso (cópia),Jardim das Tulherias, Paris
14

Nossa Senhora e anjos, sacristia da Igreja e Convento de São Francisco, Salvador
15

Anônimo: Estátua de roca representando oSenhor dos Passos,Capela Nosso Senhor dos Passos, Porto Alegre
16

Aleijadinho: Cristo no Monte das Oliveiras,Congonhas do Campo
17

Caravaggio: A crucificação de São Pedro, 1600-1601.Igreja de Santa Maria del Popolo, Roma
18

Rembrandt: Lição de anatomia do Dr. Tulp, 1632. Mauritshuis, Haia.
19

Nicolas Poussin: Et in Arcadia ego, c. 1630,Museu do Louvre, Paris.
20

Tomás Yepes:Natureza-morta com aves e lebre, século XVII. Museu do Prado, Madrid
21

Hyacinthe Rigaud:Retrato de Luís XIV, 1701. Museu do Louvre, Paris.
22

Johannes Vermeer:Alegoria da Pintura, c. 1666.Kunsthistorisches Museum, Viena
23

Bartolomé Esteban Murillo: Imaculada Conceição, 1678. Museu do Prado, Madrid
24

Jacob van Ruisdael:Paisagem, 1649.National Gallery of Scotland, Edinburgo
25

Vignola e Della Porta: Igreja de Jesus, Roma
26

Jacob van Campen: Prefeitura deAmsterdã
27

Catedral de Santiago de Compostela, fachada de Fernando de Casas Novoa
28

João Frederico Ludovice: Mosteiro e Palácio Real de Mafra
29

John Vanbrugh:Palácio de Blenheim, Woodstock
30

Interior da igreja daAbadia de Melk
31

Claudio de Arciniega:Catedral Metropolitana, Cidade do México
32

Igreja de São Francisco, João Pessoa. Inspirada na Igreja de São Francisco em Cairú, de Daniel de São Francisco.
33

Carlo Ferrarini eFrancesco Maria Milazzo: Igreja da Divina Providência, Goa Velha.
34

Santa Teresa de Ávila escrevendo, em tela de Rubens no Kunsthistorisches Museum.
35

Karel Dujardins: Uma companhia de Commédia dell'Arte em um palco ao ar livre, 1657. Museu do Louvre.
36

O Curral de Comédias em Almagro, um típico teatro espanhol do século XVII, em uso ininterrupto desde então.
37

Interior de uma casa de ópera do século XVIII
38

Jean Le Pautre: Apresentação de Alceste, de Jean-Baptiste Lully, no Pátio de Mármore do Palácio de Versalhes, 1674
39

Escola cuzquenha: Virgem de Copacabana, fim do século XVII
40

Memorial do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, um projeto neobarroco de Theodor Wiederspahn, início do século XX





Eclesiastes 1:13

E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.