25 de jul de 2012

MUSEU DO GAÚCHO/2012

ESCOLHA ESSAS IMAGENS PARA FAZEREM PARTE DO TRABALHO ESCRITO DO MUSEU DO GAÚCHO DE 2012 -  IMAGENS PADRÃO:
1.ª)

Hora do Mate/ Ampliação - JPG 25k
HORA DO MATE
Sacrossanto ritual galponeiro, hoje presente nos diversos ambientes. Mística beberagem charrua. Vários nomes que te dão: mate amargo, chimarrão... És bebida símbolo da hospitalidade da gente deste rincão.







2.ª)
Legado/ Ampliação - JPG 26k
LEGADO
O piá desde pequeno ouve o xirú, aprendendo a ser valente, leal e companheiro, tornando-se assim um bom campeiro, cultuando as tradições deste pago altivo, herança das gerações anteriores.

3.ª)
Tiro certeiro/ Ampliação - JPG 30k
TIRO CERTEIRO
A bandeira é vermelha, o ponto é positivo, a armada foi perfeita e o tiro certeiro. O gado agora vencido, enfrenta a sua sina, aparte e marcação.
4.ª)
Chimarreando / Ampliação - JPG 26k
CHIMARREANDO
Símbolo da hospitalidade gaúcha, o chimarrão, mate-amargo, corre de mão em mão, igualando pobre e rico, empregado e patrão. Mostrando que o gaúcho não faz distinção. Nos dias atuais é bom lembrar o grande General Farroupilha Bento Gonçalves que disse: "Muitas guerras seriam evitadas se os homens mateassem juntos a um fogo de chão".

FONTE: VOLDINEI BURKERT LUCAS

Eclesiastes 1:13

E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.